Você está planejando uma carreira como fotógrafo ou já está começando? Para poder viver do seu hobby, você precisa de uma base sólida de clientes. Para isso você deve chamar a atenção de potenciais clientes para você. Embora faça sentido adaptar sua própria estratégia de marketing às suas necessidades individuais, algumas boas dicas não podem fazer mal. Consulte as nossas sugestões e escolha as ideias que melhor suportam o seu marketing.
#1 É assim que você consegue criar um site visualmente impressionante
Como fotógrafo, você quer que suas fotos atraiam a atenção. Boas amostras de trabalho, portanto, já devem estar no site inicial.
Uma das ferramentas de marketing mais importantes para se tornar conhecido como fotógrafo é um site forte. Você precisa de um site de qualidade que forneça aos clientes em potencial um resumo de suas habilidades. Existe agora um software de marketing gratuito que você pode usar para montar seu site de acordo com suas necessidades individuais . O foco deve estar em você e no seu trabalho.
Portanto, torne o site o mais simples possível e evite animações complexas ou efeitos gráficos. É melhor deixar suas fotos falarem por si. Selecione seus melhores trabalhos para isso. Uma foto profissional deve chamar a atenção dos visitantes do site assim que eles olharem para a página inicial.
Embora uma galeria de suas fotos seja uma boa publicidade, você não deve esquecer os “fatos concretos”. Forneça informações em seu site sobre o que você valoriza em seu trabalho e o que você oferece como fotógrafo. Os clientes em potencial também devem saber sobre seus preços.
Você não deve apenas apresentar uma seleção de suas fotos particularmente bem-sucedidas em seu próprio site, mas também nas mídias sociais. Uma conta do Facebook pode ser útil para abordar uma ampla gama de clientes. No entanto, ainda mais recomendados são os serviços de mídia social que focam em imagens. Assim, uma conta do Instagram bem mantida deve fazer parte de sua estratégia de marketing tanto quanto sua própria página no Pinterest.
executar anúncios?
Outro pilar do seu site pode ser anúncios em motores de busca como o Google. Embora estes não sejam gratuitos em comparação com uma conta de mídia social, pode ser um investimento que vale a pena. No entanto, é preciso cautela. Nunca faça publicidade paga sem poder medir a conversão associada. A publicidade paga só vale a pena se você arrecadar mais do que gasta por meio desse canal.
#2 Otimize seu portfólio para o seu bolso
Não apenas online, mas também offline, você deve ser lembrado por clientes em potencial. Uma boa ideia para isso são cartões de visita com uma de suas fotos no verso, especialmente individuais. Se o cliente puder escolher uma foto da sua “coleção”, você aumenta o valor da sua memória.
Isso também funciona com pequenos álbuns de fotos que você pode dar de presente em ocasiões especiais. No entanto, esta é a forma luxuosa de autopromoção. Portanto, você deve verificar se cabe no seu orçamento.
Outra maneira de “entrar no bolso de clientes em potencial” é por meio de cupons. Você também pode imortalizar uma ótima foto neles, que varia de acordo com o valor do voucher, por exemplo. Você distribui alguns vouchers fotográficos como parte de sua estratégia de marketing e pode oferecer outros para venda em seu estúdio. Clientes satisfeitos podem comprá-los para recomendá-lo a amigos e conhecidos.
#3 É por isso que você deve oferecer mais do que o esperado
Se você já conquistou os primeiros clientes, é importante mantê-los. Pode fazer sentido exceder as expectativas do cliente. Por exemplo, você pode doar uma impressão processada ou até mesmo uma foto emoldurada com as fotos que você encomendou. Graças ao efeito surpresa, os clientes se lembrarão de você e há uma grande probabilidade de que eles o recomendem.
Outra ideia que contribui para a fidelização do cliente são as fotos temáticas para solteiros, casais ou grupos inteiros. Estes são recomendados como um evento único ou como diversão regular de férias. Dessa forma, você transforma a sessão de fotos em um evento emocionante que até os clientes existentes não querem perder.
#4 Mostre iniciativa criativa e seja lembrado
A iniciativa própria é importante para sua própria estratégia de marketing para se destacar da multidão.
Além do seu “trabalho diário” como fotógrafo, você pode fazer projetos em seu tempo livre para aumentar seu perfil. Com o trabalho gratuito você deixa sua imaginação correr solta. O melhor cenário é que as fotos que você publica em seus canais sociais despertem o interesse de novos clientes. Alternativamente, você pode exibir seus trabalhos em sua própria exposição. Aqui você encontrará ótimos projetos fotográficos criativos!
Se você deseja obter reconhecimento nacional, vale a pena participar de concursos de fotografia . Nestes você se beneficia da comparação com outros fotógrafos e talvez de novas experiências de aprendizado. Se você pousar em um dos melhores lugares, atrairá a atenção de clientes particulares e comerciais ou de uma agência. Além disso, você pode enviar seu portfólio diretamente para uma agência de mídia para ampliar sua própria clientela.
#5 Atraia novos clientes e mantenha os clientes existentes
As recomendações dos clientes são valiosas como ferramenta de marketing. Portanto, você não deve ter medo de publicar críticas positivas em seu site. Isso pode ser um elogio que clientes satisfeitos enviam a você por mensagem direta ou avaliações de uma plataforma respeitável.
Você também pode coletar ativamente as avaliações dos clientes, colocando formulários de avaliação após uma sessão de fotos ou enviando e-mails com um sistema de avaliação individual.
Se você não quer apenas confiar em recomendações, você pode organizar competições para gerar novos clientes. As condições de participação devem atrair um grupo-alvo amplo, mas não devem ser muito fáceis ou muito difíceis. Por exemplo, o sortudo vencedor receberá uma sessão de fotos grátis.
Ocasionalmente, você também pode oferecer campanhas de desconto para convencer os indecisos ou caçadores de pechinchas a uma sessão de fotos.