Bicicleta elétrica: acertar ou errar?

Mas é possível encontrar uma alternativa sem a exigência de “direitos” e combustível, com um preço mais baixo e um passeio “limpo”? Vamos olhar para bicicletas elétricas.

Na rua – verão, no corpo – uma camiseta, nas pernas – sandálias. Parece que agora o transporte ideal seria uma motocicleta ou scooter. Mas é possível encontrar uma alternativa sem a exigência de “direitos” e combustível, com um preço mais baixo e um passeio “limpo”? Vamos olhar para bicicletas elétricas.

Uma bicicleta elétrica é uma bicicleta equipada com um motor elétrico e uma bateria. Normalmente, eles podem viajar de 20 a 50 km com energia elétrica e custar menos ou comparável às scooters mais baratas. Adicione a isso a falta de custos de combustível (apenas algumas hryvnias para eletricidade), a capacidade de andar em parques (como uma bicicleta comum), operação sem “carteira” (hoje até uma scooter de 50 cc precisa de carteira de motorista) , tamanho compacto (cabe em elevador e vestíbulo entre apartamentos). Transporte de verão ideal? Testamos em dois modelos diametralmente diferentes…

Bicicleta elétrica de fábrica, 2 modos de acionamento elétrico, 7 marchas, preço relativamente baixo, garfo de suspensão dianteira – essa é realmente a melhor bicicleta? Na verdade…

Uma bicicleta elétrica pode se tornar o transporte ideal de verão, “empurrando” o carro puramente para a temporada outono-inverno? Agora vamos verificar!

O principal problema está no design da moto: a bateria traseira, o motor elétrico na roda traseira, o banco traseiro tradicional e deslocado de uma pessoa. Tudo isso coloca muita carga na roda traseira, que também é desprovida de amortecedor. Como resultado, o ciclismo rápido é desagradável e instável. Sim, e realmente não funcionará – o motor elétrico é fraco (a velocidade máxima é de cerca de 20 a 25 km / h) e até a caixa de engrenagens planetária embutida não ajuda muito.

Toda a essência da bicicleta elétrica Optima City : bateria, fiação, motor elétrico. E todo o seu problema é, bem, muita carga na roda traseira. Preste atenção às chaves: a posição de bloqueio da bateria, a posição de “ignição” – assim como em um carro ou scooter.

Por exemplo, uma bicicleta elétrica percorreu exatamente a metade da subida da Rua Elena Teliha (até o posto de gasolina azul), e a segunda parte da subida teve que ser pedalada. Felizmente, existe um modo de “Assistência ao pedal” aqui quando o motor elétrico está no modo de assistência à pedalada humana. Assim, várias subidas são mais fáceis e a carga da bateria dura mais. Afinal, em modo totalmente elétrico, o Optima City percorreu apenas 15-20 km em condições reais (aceleração e frenagem, muitas subidas, ventos diferentes); em condições ideais, é capaz de percorrer 25-30 quilômetros (plano, baixa velocidade, vento fraco ou sua ausência).

O Optima City oferece 2 modos de condução em modo elétrico: o botão serve para alternar entre ” Pedal Assistance ” (um motor elétrico ocasionalmente ajuda a pedalar) ou um modo de condução totalmente elétrico; o botão ” Mode ” ajusta o nível de assistência do pedal; a escala ” – ” mostra a “reserva de combustível” na bateria.

A e-bike Optima City 250W dificilmente pode ser chamada de opção de substituição de scooter “ótima” e transporte real para uso diário em uma grande cidade e / ou com alta quilometragem. Ao mesmo tempo, Optima City é uma opção para pequenas cidades e vilas onde não são necessárias altas velocidades e longas distâncias de carro, bem como para estações de aluguel localizadas em parques (Pyrogovo), perto de castelos

A Ardis Kaliber parece mais tonificada e esportiva: a moto oferece uma postura inclinada para a frente; há pneus mais grossos, freios a disco. Ele acabou por ser mais dinâmico e controlado durante a condução.

Esta e-bike caseira é baseada na tradicional Ardis Kaliber, mas possui um motor de roda de 1.000W e um controlador de 800W. ele ainda não estava dirigindo no máximo, e com “tuning” ele é capaz de ainda mais.

Mas ainda assim, sua dinâmica, potência e velocidade eram impressionantes. Ao partir de um semáforo, os primeiros 50-100 metros a bicicleta elétrica saiu quase mais rápido que os carros convencionais. A velocidade máxima com energia elétrica pode atingir cerca de 50 km/h, o que é comparável a scooters baratas de 50cc.

A velocidade máxima para a qual foi possível acelerar exclusivamente na tração elétrica é de 44 km / h (sem descidas e subidas, carga completa da bateria, carga de 75-80 kg); mas se a pista fosse mais longa, talvez fosse possível atingir até 50 km / h – sentiu-se que o motor ainda tinha uma reserva.

Descarregamento rápido da bateria devido à alta potência? Não existe tal coisa – basta colocar uma bateria de 48 volts comparável em tamanho à bateria Optima City de 36 volts, e a quilometragem do poderoso Ardis certamente não foi menor. Mesmo que a bicicleta elétrica Ardis Kaliber 1.000 W esteja constantemente girando quase “até o máximo” e percorrendo as colinas com tração elétrica, você ainda pode dirigir facilmente 25 a 30 km. Com uma utilização sensata da oferta de electricistas, pode contar já com 40 km; e com um estilo de condução econômico, pode sair ainda mais.

No entanto, no caso do Ardis Kaliber 1.000 W, não apenas o motor e a bateria são importantes, mas também o design geral. Em primeiro lugar, aqui o pouso é tal que a pessoa está mais inclinada para a frente. Em segundo lugar, a bateria e a unidade de controle não estão instaladas no eixo traseiro, mas dentro do quadro, no centro da bicicleta.

No caso da Ardis Kaliber , a bateria e o controlador elétrico da moto foram montados no centro do quadro – isso teve um efeito benéfico na distribuição de peso deste modelo.

Como resultado, o Ardis Kaliber 1.000 W é mais balanceado, o que adiciona conforto e estabilidade de condução ao mesmo tempo. Mesmo pequenas coisas funcionam para uma imagem geral positiva: uma alça de “gás” mais confortável; puro “Power-meter”, freios a disco potentes; porta-malas traseiro é gratuito.

E em geral, o Ardis Kaliber 1.000 W já afirma bastante se tornar um transporte para todos os dias, substituindo uma scooter no verão mesmo em uma grande cidade onde são necessárias longas viagens e alta velocidade. Além disso, ocupa um “nicho de fãs” quando você pode usar essa bicicleta para fazer caminhadas “difíceis” no parque-floresta (onde há subidas, descidas, trilhas de teste). Este é um excelente equilíbrio de potência, velocidade, reserva de energia e um passeio estável. No entanto, o preço de uma bicicleta elétrica potente já é comparável a scooters baratas de 50cc.

E-bike versus concorrentes

Então, qual bicicleta é a melhor? Ou talvez transporte público? E se adicionarmos um carro à comparação? Vamos comparar diferentes tipos de transporte usando o exemplo de uma viagem para o trabalho em uma longa rota (22 km) com diferentes condições de tráfego (há um trecho de alta velocidade, uma longa subida, passeios de pátio em baixa velocidade).

TABELA

TransporteOptima City 250Calibre Ardis 1.000 ВтTransporte públicoAutomóvel
Tempo de viagem1 hora 30 minutos1 hora1 hora 30 minutos40 minutos
Consumo de “combustível” para 22 km de corridaBateria 36V 10 Ah – quase tudo – 360 WBateria 48V 10 Ah – aprox. 3/4 – aprox. 360 WNão conta7-7,5 l / 100 km – cerca de 1,6 l
Custos de viagem63 copeques por 1 kW – 23 copeques.63 copeques por 1 kW – 23 copeques.7 anos. (ônibus + metrô)32-33 UAH
Benefícios da bicicleta elétricaPara o carro – 32 UAH.Total tr. – UAH 6,75.
preço de e-bike12 300 hryvnias17 500 hryvnias
Payback (2 viagens por dia para 22 km)De carro – 192 diasK total. tr. – 911 diasDe carro – 273 diasK total. tr. – 1296 dias
  1. Como você pode ver, a bicicleta Optima City 250W mais fraca é comparável em velocidade ao transporte público, enquanto a poderosa bicicleta elétrica Ardis Kaliber é visivelmente mais rápida. Além disso, ele não gasta muito mais energia, porque. basta acelerar uma vez para alta velocidade e então você pode desacelerar por mais tempo sem consumir eletricidade.
  2. Em comparação com uma bicicleta normal, ambas as bicicletas elétricas ganham pelo menos no que diz respeito ao trabalho fresco e sem fadiga, e ao mesmo tempo, se não mais rápido. Comparado com uma scooter barata de 50 cc, a poderosa Ardis Kaliber anda um pouco mais devagar, mas visivelmente mais fácil (não são necessários “direitos”, você pode colocá-la no escritório) e mais econômica de operar (para uma scooter – o consumo médio de combustível é 2,5 l / 100 km; cerca de 0,55 litros de combustível por 22 quilômetros; cerca de 11-12 UAH por viagem).
  3. Devido ao preço mais baixo, a e-bike Optima City se paga muito mais rápido do que a Ardis Kaliber, mais cara. A conclusão anterior se confirma novamente: Optima City é ótima para pequenas cidades e vilarejos; onde não são necessárias viagens longas e alta velocidade; para aluguel de bicicletas; mais poderoso Ardis Kaliber – uma alternativa real a uma scooter; alta velocidade e longo alcance; interessante “moto de fã”.

Claro, ainda há muitas perguntas sobre bicicletas. Por exemplo, proteção contra roubo. Assim, cada bicicleta elétrica possui uma bateria removível com possibilidade de bloqueio e chave de ignição. Mas essas teclas apenas interrompem o circuito elétrico, mas não bloqueiam o acionamento do pedal – você pode sair como em uma bicicleta.

  1. Como você pode ver, a bicicleta Optima City 250W mais fraca é comparável em velocidade ao transporte público, enquanto a poderosa bicicleta elétrica Ardis Kaliber é visivelmente mais rápida. Além disso, ele não gasta muito mais energia, porque. basta acelerar uma vez para alta velocidade e então você pode desacelerar por mais tempo sem consumir eletricidade.
  2. Em comparação com uma bicicleta normal, ambas as bicicletas elétricas ganham pelo menos no que diz respeito ao trabalho fresco e sem fadiga, e ao mesmo tempo, se não mais rápido. Comparado com uma scooter barata de 50 cc, a poderosa Ardis Kaliber anda um pouco mais devagar, mas visivelmente mais fácil (não são necessários “direitos”, você pode colocá-la no escritório) e mais econômica de operar (para uma scooter – o consumo médio de combustível é 2,5 l / 100 km; cerca de 0,55 litros de combustível por 22 quilômetros; cerca de 11-12 UAH por viagem).
  3. Devido ao preço mais baixo, a e-bike Optima City se paga muito mais rápido do que a Ardis Kaliber, mais cara. A conclusão anterior se confirma novamente: Optima City é ótima para pequenas cidades e vilarejos; onde não são necessárias viagens longas e alta velocidade; para aluguel de bicicletas; mais poderoso Ardis Kaliber – uma alternativa real a uma scooter; alta velocidade e longo alcance; interessante “moto de fã”.

Claro, ainda há muitas perguntas sobre bicicletas. Por exemplo, proteção contra roubo. Assim, cada bicicleta elétrica possui uma bateria removível com possibilidade de bloqueio e chave de ignição. Mas essas teclas apenas interrompem o circuito elétrico, mas não bloqueiam o acionamento do pedal – você pode sair como em uma bicicleta.

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