Cuidados necessários com gatos e cachorros peludos

Cuidados necessários com gatos e cachorros peludos
Cuidados necessários com gatos e cachorros peludos

Trataremos nesse artigo sobre como manter os cuidados necessários com gatos e cachorros peludos.

Se você tem um gato ou um cachorro com pelagem longa, atente-se aos cuidados rotineiros

A textura e a aparência da pelagem dos animais falam muito sobre a saúde deles. Além dos cuidados diários necessários para um pelo mais macio e bem cuidado, a ração premium é altamente indicada para suprir nutricionalmente a dieta dos peludos.

Os pelos longos tendem a deixar os pets ainda mais fofos. No entanto, é importante ter em mente a importância de manter cuidados diários ativos para evitar alergias, dermatites e outros problemas.

Cães e gatos possuem demandas diferentes na rotina, mas, de forma geral, o modo de cuidar da pelagem pode ter muitos itens em comum.

Reunimos informações valiosas sobre os cuidados necessários para gatos e cachorros peludos.

Escovação diária

A escovação diária em cães e gatos peludos ajuda a manter os pelos sem nós, evitando que se enrosquem. Vale ressaltar que os nós podem causar dermatites e acabar gerando incômodo ao pet e ao dono.

Além disso, esse cuidado permite a retirada de pelos mortos e sujeiras, permitindo um pêlo mais macio e com aspecto mais bem cuidado.

Atenção ao banho

Apesar de cachorros e gatos peludos precisarem de banho para manterem a higiene e hidratação da pelagem, vale dizer que o intervalo muda de uma espécie para outra.

Sendo assim, cachorros de pelos longos podem tomar banho a cada 10 dias para manter a limpeza e evitar quedas, enquanto gatos devem ser banhados a cada 60 dias. No entanto, as características próprias do animal devem ser levadas em consideração para que a necessidade seja atendida.

Os cachorros de pelo longo pedem mais cuidado na hora da secagem para evitar irritações, alergias e dermatites.

Invista em ração de qualidade

A dieta dos animais precisa ser nutricionalmente balanceada em proteínas e carboidratos para que a saúde esteja em dia. Os nutrientes e as vitaminas precisam ser adequados à idade do animal, ao tipo de pelagem, à raça, entre outros requisitos.

A pelagem do animal fala muito sobre a qualidade da sua saúde e da ração escolhida pelos donos.

Sendo assim, optar pelas rações premium pode colaborar nesse quesito. No caso dos gatos, é importante focar em rações tipo hairball, que evitam a formação de bolas de pelo, além de petiscos próprios e graminha para gatos. 

Faça check-up anual e evite ectoparasitas

O check-up anual em animais saudáveis é importante independentemente do tamanho da pelagem. No caso dos animais peludos, vale dar maior atenção aos ectoparasitas, como carrapatos e pulgas, que são mais difíceis de serem encontrados em razão do tamanho do pelo.

Sendo assim, apostar em coleiras e comprimidos antipulgas pode ajudar na prevenção de parasitas.

Verão: motivo de atenção

Animais com pelos longos tendem a sentir muito calor e transpirar muito. Sendo assim, é importante cuidar da água oferecida ao animal para garantir sua hidratação. Isso vale para cães e gatos.

No caso dos cachorros, vale investir também na tosa adequada para a estação quente, evitando o aparecimento de alergias e dermatites que incomodam os pets.

Essa tosa deve ser muito bem feita para evitar queimar a pele do cachorro ao ser exposto aos raios solares.

Essas informações são superimportantes para quem tem cães ou gatos peludos! Aproveite!

Sair da versão mobile