6 cidades no Piauí para visitar em 2022

Parnaíba Piaui
Parnaíba Piaui

Do norte ao sul do estado, Piauí é um prato cheio para quem quer turistar e sair dos roteiros de viagem comuns

O Piauí é um dos estados mais populares do Nordeste brasileiro, suas belíssimas praias e a culinária única do lugar tornam-lhe um dos destinos favoritos de quem quer conhecer o país.

Mas não é só de praias que o estado é feito. Seus destinos turísticos incluem também as cidades históricas e os locais para os aventureiros que não perdem a chance de praticar esportes radicais.

Esses espaços podem ser visitados através de um meio prático, seguro e em conta de viajar: de ônibus. O transporte mantém viações que te levam para os quatro cantos do país, como é o caso da Guanabara. Separamos seis cidades do Piauí para você conhecer ainda esse ano. Descubra agora!

Destino ideal para quem gosta de praias, Parnaíba une o litoral à cultura local ao juntar belas formações rochosas e geológicas à história da cidade. Além disso, a cidade conta com incríveis restaurantes e bares que servem deliciosos pratos da culinária piauiense.

Parnaíba

Parnaíba conta com três pontos que são imperdíveis para os turistas. O primeiro deles, a Praia Pedra do Sol, única praia do município, possui águas calmas e mornas, ideais para famílias com crianças.

Já o Porto das Barcas, com construções que datam da época do Brasil Colônia, é cheio de histórias para os turistas que têm interesse em saber sobre o passado do país. Por fim, a Delta do Parnaíba, onde é possível ter acesso ao rio que leva o nome da cidade e às ilhas fluviais formadas por ele.

Barras

Quem gosta de cidades pequenas vai adorar Barras: com cerca de 50 mil habitantes, ela nem sempre é vista em roteiros de viagem pelo Piauí, mas isso não significa que ela não seja encantadora e que não deva ser visitada.

As duas principais atrações da cidade são o Teatro de Barras, charmoso centro cultural identificado pela pintura rosada, e o Rio Longá, que marca a divisa de Barras com a cidade de Batalha e chama atenção pela força das águas e pela paisagem natural ao redor.

Gilbués e Pio XI

Apesar de pequena, a cidade de Gilbués merece a atenção dos turistas: suas terras avermelhadas e desérticas são belas paisagens naturais. Além disso, é onde está concentrada a Cachoeira do Taboca, uma queda de água muito famosa no estado.

Já Pio XI está localizada na fronteira entre o Piauí e o Ceará, onde está a Gruta de São José, uma encantadora formação rochosa natural, além da Paróquia Nossa Senhora de São Patrício. A vida religiosa, inclusive, está intrínseca na cidade: o nome de batismo da Igreja é homenagem ao papa homônimo.

São Raimundo Nonato

Sede do Parque Nacional Serra da Capivara — que se espalha por outros três municípios vizinhos —, a cidade de São Raimundo Nonato é conhecida pelas belezas naturais e pelo sítio arqueológico localizado.

Além disso, é por lá que estão conservados os Museus da Natureza e do Homem Americano, que mostram a trajetória e a história tanto da natureza quanto do homem desde os primórdios do mundo.

Bom Jesus

Com cerca de 20 mil habitantes, Bom Jesus é uma cidade pequena com atrações naturais únicas que vão agradar os turistas que buscam se afastar dos grandes centros urbanos. No centro da cidade, vale conhecer o Museu Municipal de Bom Jesus e a Igreja Matriz, que contam mais da história da cidade.

Por lá, ainda é possível visitar a Rota das Cascatas, um longo conjunto de cachoeiras que merece a atenção de qualquer viajante que queira conhecer as paisagens da cidade, e a Barragem Rio dos Touros, uma antiga usina e represa que se tornou um ponto turístico.