A resposta da Noruega à morte da rainha Elizabeth II

queen-elizabeth-in-2007-768x512
queen-elizabeth-in-2007-768x512

O rei da Noruega e os principais políticos noruegueses estão entre os que prestaram homenagem à rainha Elizabeth II após a morte do monarca britânico. A Embaixada Britânica em Oslo abriu um livro de condolências.

A rainha Elizabeth II, a monarca mais antiga do Reino Unido, morreu aos 96 anos. Ela faleceu esta tarde no Castelo de Balmoral, depois de reinar por 70 anos. A notícia foi anunciada pela BBC.

queen-elizabeth-in-2007-768x512
queen-elizabeth-in-2007-768×512

A rainha Elizabeth II compartilhava laços estreitos com a Noruega. Sua primeira visita ao exterior depois de se tornar rainha foi à Noruega em 1955. Há também laços familiares estreitos entre a realeza britânica e escandinava.

Existem mais de 10.000 cidadãos britânicos que vivem e trabalham na Noruega. Figuras importantes na Noruega foram rápidas em oferecer seus pensamentos.

Condolências do Rei Harald

“A Família Real está profundamente triste ao receber a notícia de que Sua Majestade a Rainha Elizabeth II faleceu”, dizia um comunicado no site da Corte Real .

“Nossos pensamentos estão com Sua Majestade o Rei e os membros da Família Real pela perda da Rainha Elizabeth”, disse o Rei Harald da Noruega .

king-harald-giving-speech-768x418
king-harald-giving-speech-768×418

“Por quase um século, Sua Majestade dedicou sua vida ao serviço da Commonwealth, seguindo o povo britânico nos dias bons e ruins, nos momentos de felicidade e tristeza. Também enviamos nossas condolências ao povo britânico”, acrescentou.

jornais da Noruega

Na manhã de sexta-feira, muitos jornais noruegueses dedicaram sua primeira página como um memorial ao monarca britânico.

vg-cover-queen-elizabeth-768x562
vg-cover-queen-elizabeth-768×562

VG e Aftenposten estavam entre os jornais a apresentar uma imagem de página inteira. Normalmente vermelho, o mastro do VG era impresso em preto e a capa trazia as palavras: “15 primeiros-ministros, 14 presidentes, 7 papas, uma rainha”.

Primeiro-ministro envia seus pensamentos

O primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, também enviou seus pensamentos à Grã-Bretanha. Ele disse que uma “era histórica e uma longa vida a serviço da Grã-Bretanha chegaram ao fim”.

“Por sete décadas, ela representou continuidade e unidade, também na estreita relação entre nossos dois países e nossas famílias reais. Nossos pensamentos mais calorosos agora vão para as muitas pessoas na Grã-Bretanha e na Comunidade das Nações que perderam um monarca amado e para a família próxima da rainha”, acrescentou Støre.

Reação das principais figuras norueguesas

O secretário-geral da Otan e ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg disse no Twitter que estava “profundamente entristecido” com a notícia.

jens-stoltenberg-norway-768x512
jens-stoltenberg-norway-768×512

“Ao longo de mais de 70 anos, ela exemplificou liderança altruísta e serviço público. Minhas mais profundas condolências à Família Real, aos nossos aliados da OTAN, Reino Unido e Canadá, e ao povo da Commonwealth, acrescentou.

A ex-primeira-ministra norueguesa Erna Solberg ofereceu seus pensamentos em um comunicado no Facebook:

“A rainha Elizabeth contribuiu para o orgulho em tempos felizes e para a união em tempos difíceis. Tanto dentro como além das fronteiras do Reino Unido. Eu diria que, de certa forma, ela tem sido a rainha do mundo inteiro e uma avó segura”.

Embaixada do Reino Unido em Oslo

Richard Wood, embaixador britânico na Noruega, agradeceu ao rei por suas palavras.

A Embaixada Britânica em Oslo anunciou que a Embaixada estará aberta ao público nos próximos dias, para quem desejar assinar um livro de condolências.