Conheça alguns dos livros mais famosos do booktok

Natal e Ano Novo estão chegando, e as lembranças das promessas do fim do ano anterior voltam a aparecer. Cozinhar mais, emagrecer, fazer mais atividades físicas, sair mais, ler mais. 

Porém, ainda há tempo de fazer pelo menos algumas dessas coisas. Com a Black Friday e as festas chegando, os descontos de fim de ano ficam a todo vapor para economizar um pouco e ainda cumprir as resoluções para abrir espaços para novas.

Para você que prometeu criar o hábito da leitura e não conseguiu cumprir, salvou um monte de vídeos do TikTok e posts do Instagram com recomendações e ainda não leu, separamos algumas recomendações do BookTok para você conferir ainda esse ano. São leituras simples, rápidas e fluídas para você se inteirar um pouco das novidades do mundo literário e criar o hábito de leitura — ou sair da ressaca literária.

Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuinston

Com as gravações de adaptação finalizadas, esse clássico do BookTok é considerado uma das melhores representações bissexuais da atualidade. O romance acompanha Alex, o filho da Presidente dos Estados Unidos e seu rival Henry, o príncipe da Inglaterra. 

Depois que os dois se envolvem em um desentendimento e derrubam um bolo de US$ 75.000,00 em um evento oficial, seus assessores criam um plano para que os rumores de inimizade cessem.

Só que eles não contavam que os dois iriam se apaixonar, ainda mais no meio da campanha de reeleição presidencial da mãe de Alex. Entre corrupção e escândalos políticos, os dois jovens tentam viver um romance digno de conto de fadas.

Aristóteles e Dante descobrem o Segredo do Universo, de Benjamin Alire Sáenz

Esse romance é daqueles que você consegue ler em um fim de semana. Com a leitura fluída, a trama se passa nos anos 80 e conta a história de dois latinos, um nerd e um que quer se passar como invisível, que se tornam amigos em um verão.

Tentando descobrir seu lugar no mundo, Aristóteles e Dante tentam descobrir tudo que esse mundo tem a oferecer e, no meio do processo, acabam descobrindo mais sobre eles mesmos.

Lembrando que o livro se passa em 1980 e, portanto, possui alguns termos que eram comuns na época, mas que são preconceituosos nos dias atuais. Por isso, é importante buscar mais informações sobre a narrativa. A continuação desse livro foi lançada esse ano e já está disponível.

Um de Nós Está Mentindo, de Karen M. McManus

Recentemente adaptado para série pela Netflix, esse mistério acompanha cinco estudantes que ficam na detenção. Porém, o que não esperavam é que um deles seria morto naquela sala.

Com somente os quatro presentes, cada um resolve investigar para que achem o culpado entre eles. Além desse livro, Um de Nós é o Próximo, sequência do livro, acompanha um segundo mistério com mais ação e emoção, também já disponível. Para quem gosta da série Pretty Little Liars e Control Z, é uma boa dica para você.

Heartstopper

Uma das séries mais populares do ano, Heartstopper ganhou o coração dos espectadores por ser um romance leve, fofo, que todos gostariam de ter na escola. A história acompanha Nick e Charlie, dois amigos com uma amizade improvável de mundos diferentes.

Porém, ambos acabam se tornando amigos e um clima de romance nasce, confundindo Nick, que até então, só tinha se atraído por garotas. Considerado um marco de representatividade, a série de quadrinhos conta com quatro livros que você pode ler facilmente em um fim de semana.