Você já conhece a Rambla no Uruguai?

Rambla no Uruguai
Rambla no Uruguai

A maioria das pessoas que vai até Montevidéu acaba se esquecendo que é uma cidade de praia. Está certo que para quem gosta de pisar na areia e entrar no mar, as praias de Montevidéu podem não ser tão interessantes como as que ficam na costa atlântica, mais ao norte.

De qualquer forma,  as praias de Montevidéu continuam sendo muito apreciadas pelos turistas, mesmo nos dias mais frios do Uruguai.

E um dos passeios mais legais que você pode fazer é andar pela Rambla no Uruguai, que é o calçadão que percorre toda a orla de Montevidéu ao longo do Rio da Prata.

Este calçadão fica em Montevidéu e é muito parecido com o calçadão de Copacabana do Rio de Janeiro.  O turista pode percorrer do Sarandi até a ponte que fica sobre o Arroio Carrasco, que faz divisa com o departamento de Canelones. No total, são mais de 20 km para percorrer.

O interessante é que este calçadão vai mudando o seu nome ao longo do trajeto, e faz homenagem a alguns países ou vultos históricos universais. Em alguns trechos os turistas podem pescar, e em outros apenas tomar um banho de mar.

As praias são separadas umas das outras por pontos rochosos, que surgem à medida que os turistas se afastam do centro. Já na parte inicial da via, a Rambla da Ciudad Vieja não é muito agradável quanto o resto do trajeto do calçadão.

Lá você poderá visitar o Templo Inglés, a primeira igreja anglicana do Uruguai que surgiu em 1845.  Um pouco mais adiante você poderá conhecer o Cementerio Central, que está cheio de exemplares de arte fúnebre.

A Rambla começa a ficar mais interessante quando o nome muda para Rambla Presidente Wilson e alcança a primeira praia, a Playa Ramirez, um pequeno trecho de areia já no bairro de Palermo. O local também é identificado pela Sede de la Secretaría del Mercorsur.

Também interessante:

Guia de viagem da Macedônia 

O que mais conhecer na Rambla?

Construído há mais de um século, em 1909, esse prédio amarelado, antes de abrigar escritórios do Brasil, Argentina, Uruguai e outros países, hospedava visitantes – lá funcionava o luxuoso Parque Hotel. Hoje há também um luxuoso cassino no mesmo lugar.

A área verde que vem a seguir na Rambla acompanha uma faixa de praia, e é onde se localiza o Parque Rodó, cheio de atrativos, incluindo até mesmo um museu de arte, o qual ao longo da orla se confunde com o Parque de las Instrucciones del Año XIII (que na verdade é um clube de golfe).

Pelo km 5, você também poderá conhecer o Teatro de Verano, um dos principais palcos do tradicional carnaval do Uruguai. Pensou que era só no Brasil que havia festa de carnaval?

A área verde neste ponto encontra-se sobre uma suave colina, o que propicia uma vista panorâmica incrível da beira-rio de Montevidéu. 

Conheça memoriais e faróis na Rambla

Continuando a caminhada pela Rambla, você poderá conhecer também, próximo do km 5.5, o Memorial del Holocausto del Pueblo Judío, um jodo de pedras repleto de simbolismos, que relembra o sofrimento dos judeus no holocausto.

Numa das pedras, que fica mais próxima à avenida, você também poderá ver de perto uma explicação sobre as partes do monumento, caso se interesse mais pela história.

A ponta mais ao sul de Montevidéu, próxima ao início do extenso Bulevar General Artigas, forma uma enseada onde há um farol, o Faro Punta Carretas, do qual se tem uma vista bem bonita da região costeira. É um lugar legal para fazer uma pausa, comer alguma coisa e tirar algumas fotos bonitas de recordação.

Na Rambla, que nesse trecho já tem o nome do líder indiano Mahatma Gandhi, localiza-se o Museo Juan Zorrilla de San Martín, que funciona na casa de veraneio que pertenceu a Zorrilla, um dos maiores poetas uruguaios.

Ainda se destaca nessa avenida da Rambla um monumento erguido em homenagem ao poeta uruguaio. Logo mais, você poderá encontrar um pequeno e bonito parque, que também leva o mesmo nome do escritor.

A partir deste ponto, a paisagem começa a perder um pouco a graça. Do cenário verde com mar e parques, você começará a encontrar um paredão de prédios que ficam no bairro residencial Punta Carretas. Um dos mais tradicionais shoppings da cidade é o Shopping Punta Carretas, e se você gosta de fazer compras, poderá dar uma passada por lá.

Um pouco mais adiante, você também poderá encontrar um prédio baixo com uma fachada bem bizarra, o Castillo Pittamiglio, um pequeno castelo com uma torre de tijolos vermelhos cuja fachada foi inspirada na proa de um navio. No passado, foi a residência de um excêntrico arquiteto, que incluiu no seu interior inúmeros símbolos critãos, alquímicos, maçônicos e templários. 

Gostou de conhecer mais sobre a Rambla no Uruguai, uma das principais avenidas de Montevidéu? Lembre-se que para visitar o país, é fundamental ter um seguro viagem em mãos! Para obter o seu seguro para o Uruguai, basta conferir este link.

Boa viagem!