Os melhores restaurantes da Noruega em 2022

restaurante em Lindesne
A Noruega tem 14 restaurantes premiados com uma cobiçada classificação por estrelas.

A última edição do guia Michelin foi lançada. A Noruega tem 14 restaurantes premiados com uma cobiçada classificação por estrelas.

Muitas pessoas que visitam a Noruega procuram lugares baratos para comer. É compreensível visto que o país tem um custo de vida alto, algo que impacta os turistas que visitam.

Mas outros visitantes que procuram um sabor dos nórdicos procuram ativamente os melhores restaurantes. Ao contrário das refeições econômicas, muitos dos melhores restaurantes da Escandinávia não são mais caros do que os locais equivalentes em Londres, Paris e outros destinos culinários importantes.

No início desta semana, em uma cerimônia realizada em Stavanger, a Michelin apresentou sua edição de 2022 do Guia Michelin para os países nórdicos . Com um total de 255 restaurantes de toda a região nórdica, o guia é um ponto de partida fantástico para uma aventura culinária.

guia 2022 apresenta 74 restaurantes estrelados, dos quais 14 estão na Noruega. Em toda a região, 11 novos restaurantes foram premiados com uma estrela e outros dois promovidos de uma a duas estrelas.

Leia também:

Noruega mapa

O que é uma estrela Michelin?

De acordo com a organização, uma estrela Michelin é premiada em primeiro lugar por “excelente culinária”.

Schlagergarden, Oslo. Foto: Guia Michelin.

“Levamos em conta a qualidade dos ingredientes, a harmonia de sabores, o domínio das técnicas, a personalidade do chef expressa na sua cozinha e, não menos importante, a consistência ao longo do tempo e de todo o menu”, afirmou o Guia.

Restaurante 3 estrelas da Noruega

O Maaemo de Oslo mantém suas cobiçadas três estrelas por mais um ano. Conhecido por seus ingredientes biodinâmicos, orgânicos e selvagens, o Maaemo se estabeleceu firmemente na última década como o melhor restaurante da Noruega.

O Guia Michelin descreveu uma noite no Maaemo de Esben Holmboe Bang como uma “experiência gastronômica excepcional”.

“O menu surpresa apresenta pratos habilmente elaborados e memoráveis ​​com sabores e texturas sublimes. A atenciosa equipa de serviço explica cada prato com paixão”, explica o Guia.

Restaurante 2 estrelas da Noruega

O Re-naa de Stavanger manteve sua classificação de duas estrelas por mais um ano. As “construções delicadas e equilibradas” foram elogiadas, assim como os funcionários que tinham “paixão e orgulho óbvios”.

“A variedade de frutos do mar noruegueses de alta qualidade é louvável, e o pão é feito na padaria próxima”, afirmou o Guia. Comer no Re-naa é uma experiência única com a cozinha aberta localizada bem no centro da sala.

Outros restaurantes com estrelas Michelin em Oslo

Outros 12 restaurantes foram premiados com uma única estrela em toda a Noruega, incluindo quatro novas estrelas para 2022. Dos 12 restaurantes com uma única estrela, 5 deles estavam em Oslo .

NOVO: Hot Shop : O Hot Shop do Chef Jo Bøe Klakegg é um “bistrô de bairro amigável, estilo cantina, com um menu de degustação surpresa”. O Guia elogiou os “pratos ricos e tecnicamente adequados” por sua “real profundidade de sabor”.

NOVO: Hyde : o chef britânico Matthew North criou um local divertido com luzes baixas e música alta na capital. “Os pratos vêm com sabores arrojados e fortes, e os vinhos naturais são particularmente bem escolhidos”, afirma o Guia.

Kontrast : Um restaurante moderno com um ar industrial que combina com a sua localização no complexo ribeirinho Vulcan, Kontrast oferece aos seus comensais menus surpresa. O Guia escolheu seus produtos orgânicos usados ​​“para criar pratos refinados e cheios de sabor, cuja aparente simplicidade muitas vezes mascara sua natureza complexa”.

Pratos em Kontrast, Oslo. Foto Elisabeth Heier Kontrast

NOVO: Schlägergården : Situado em uma remota casa de fazenda do século 18, o Schlägergården de Bjørn Svensson “mostra produtos locais superlativos”, incluindo muitos ingredientes que os funcionários coletaram para si mesmos.

Statholdergaarden : Elegância e tradição combinam-se neste edifício do século XVII no centro de Oslo. Statholdergaarden oferece “cozinha clássica habilmente renderizada” usando “ingredientes noruegueses sazonais em combinações familiares”.

Outros restaurantes com estrelas Michelin em Noruega

Fora da capital, outros sete restaurantes receberam uma única estrela. Três deles estavam localizados em Trondheim, um destino gastronômico emergente no país.

Bare, Bergen : Localizado no Bergen Børs Hotel, o Bare oferece “ingredientes noruegueses maravilhosamente sazonais” usados ​​em “pratos ousados ​​e aventureiros, que os funcionários ficam felizes em explicar”.

NOVO: Lysverket, Bergen : sediado no museu de arte de Bergen, Lysverket foi premiado com uma estrela por seus “pratos equilibrados e elaborados de forma inteligente” que “explodem com sabor”.

Under, Lindesnes : Quando foi inaugurado, muitas pessoas pensaram que o restaurante subaquático Under seria uma novidade. É, mas a qualidade da comida brilhou independentemente, apresentando frutos do mar locais com “estimulantes contrastes de textura e sabor”.

Sob o restaurante em Lindesnes. Foto Snøhetta

Sabi Omakase, Stavanger : A experiência de sushi com vários pratos no Sami Omakase em Pedersgate em Stavanger mantém sua estrela. “Os ingredientes noruegueses superlativos são preparados com habilidade excepcional e embelezados com toques modernos sutis”, afirmou o Guia.

Credo, Trondheim : A produção sustentável de alimentos está acima de tudo na Credo. O Credo da Chef Heidi Bjerkan manteve sua estrela e também ganhou um gongo pelo excelente serviço. “Cozinhar é criativo, mas discreto”, de acordo com o Guia.

Fagn, Trondheim : Localizado no centro de Trondheim nas instalações anteriormente ocupadas por Credo, o íntimo Fagn mantém sua estrela. “Cada um dos belos pratos surpresa vem com uma história, que é explicada com entusiasmo”, afirma o Guia.

Speilsalen, Trondheim : Não era segredo que o restaurante principal do Britannia Hotel buscava uma estrela quando abriu após uma recente reforma. Ele fez exatamente isso e continua a manter sua estrela por seus “pratos intrincados” que “fazem ótimo uso dos melhores ingredientes noruegueses”.

Outros restaurantes importantes na Escandinávia

Juntamente com o Maaemo de Oslo, apenas três outros restaurantes receberam o prêmio de três estrelas na região nórdica.

Dois deles foram na capital da Dinamarca, Copenhague , onde tanto o Geranium quanto o Noma mantiveram seu status de três estrelas. Na capital da Suécia, Estocolmo, Frantzén também manteve seu status de três estrelas.

Você já comeu em algum dos restaurantes premiados da Noruega?

Sair da versão mobile