3 dicas para considerar antes de se mudar para um condomínio fechado

3 dicas para considerar antes de se mudar para um condomínio fechado

Você sonha em morar em um condomínio fechado? Antes de fazer as malas e planejar a mudança, veja algumas dicas para ter mais facilidade nesse processo 

Você há de concordar: para boa parte da população brasileira, não há nada melhor do que poder viver em um local seguro, com tranquilidade e alta qualidade de vida. Por essas e outras, não são raros os casos de quem esteja planejando uma próxima mudança, seja para um condomínio de sobrados, mansões ou apartamentos. 

E caso a sua família também venha procurando casas em condomínio fechado em Ribeirão Preto, ou em qualquer lugar do país, este é um ótimo momento de se atualizar no tema e, até mesmo, saber quais os cuidados necessários antes de organizar os seus pertences de viver em um novo ambiente. 

Diante disso, preparamos um artigo especial, com todas as dicas necessárias para te ajudar nessa empreitada. Quer saber mais? Basta acompanhar a leitura e se preparar.

1. Faça o contato inicial

Como você deve imaginar, adquirir uma casa ou um lote em um condomínio fechado é algo que requer tempo, dedicação e muita atenção. Normalmente, esse processo é intermediado por um corretor de imóveis, que irá mostrar aos interessados todos os detalhes do empreendimento, os valores, as formas de pagamento e por aí em diante. 

Ou seja, estamos falando de um profissional que fará a “ponte” entre o cliente e a empresa de loteamento ou que desenvolveu o projeto residencial. Durante essa etapa, é de extrema importante solucionar todas as dúvidas com o especialista e, caso haja algum ruído na comunicação, não pensar duas vezes e solicitar uma nova conversa. 

Por último, aproveite também para conferir os detalhes do contrato de compra e venda, sempre com o acompanhamento de um advogado. Combinado?

2. Proteja-se contra fraudes

Infelizmente, não são raros os casos de pessoas que acabaram caindo em golpes na hora de adquirir um novo lar. Mas, nada de desespero! Para evitar que isso ocorra com você, a recomendação é verificar, antes de tudo, se o lote ou empreendimento está devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis da região em questão. 

Caso você constate não haver nenhum indício de registro, é sinal de que algo não vai bem: seja porque não houve aprovação ou porque a empresa está proibida de seguir adiante. 

Com isso em mente, e se você não quiser comprometer as suas economias, afaste-se imediatamente dessa negociação. Também é válido ressaltar que, dependendo do cenário, o comprador até pode responder, perante à justiça, pela compra de uma propriedade irregular. Fique de olho!

3. Cheque muito bem a documentação

Acima, falamos brevemente sobre a importância de avaliar os detalhes que constam no contrato de compra e venda de um lote ou imóvel em condomínio fechado. Entretanto, não é só isso. Assim que fechar o acordo, você terá que observar outros documentos igualmente essenciais, como a escritura — que, posteriormente, deverá ser levada para o Cartório de Registro de Imóveis. 

Antes de finalizar, ainda destacamos a importância de firmar acordos com imobiliárias renomadas no mercado, conhecidas por trabalhar com ética e de um modo responsável. Se possível, durante esse processo, verifique se o corretor de imóvel está devidamente inscrito nos órgãos de sua classe. São cuidados simples, mas que farão toda a diferença em sua experiência.

E aí, depois de todas essas dicas, você já se sente preparado para investir em um novo empreendimento e fazer de vez as suas malas? Esperamos que sim! 

Após se atualizar sobre o assunto, aproveite para compartilhar este link nas redes sociais e ajudar os seus amigos a também entenderem melhor a respeito desses cuidados. Até breve!

Sair da versão mobile