Conheça os cânions, lagos e ilhas do Rio São Francisco

Rio São Francisco conheça mais
Rio São Francisco conheça mais

Você deseja conhecer um dos lugares mais importantes e históricos do Nordeste? Veja o que você pode conhecer em uma viagem ao Rio São Francisco!

Conhecido como “Velho Chico”, esse rio é um dos maiores do Brasil, com 2.700 km de extensão. Além das histórias e celebrações que marcam a fama desse rio e a população de suas margens, suas águas formam lagoas e ilhas fluviais, além de possuir cânions próximos à cidade de Paulo Afonso, no interior da Bahia.

No Rio São Francisco se localiza o segundo maior lago artificial do mundo: o Lago de Sobradinho, que atrai visitantes durante todo o ano para relaxar e praticar esportes náuticos.

Você está acostumado a visitar as praias paradisíacas do Nordeste, mas ainda não visitou o rio mais emblemático da região? Antes de viajar para a Bahia, veja os lugares incríveis que se pode conhecer às margens dele!

Ilhas fluviais

As ilhas fluviais resultam de mudanças no curso do rio. Em cidades como Juazeiro, no interior da Bahia, existem inúmeras ilhas fluviais, tais como a Ilha do Rodeadouro, localizada a 12 km de distância do centro da cidade e uma das mais visitadas da região, com praias ótimas para banho e areia bem branca.

É uma das ilhas que possui melhor infraestrutura para visitantes e barracas, onde eles podem experimentar algumas iguarias gastronômicas da região e espaços para acampamentos. Quem gosta de acampar não pode perder essa ilha!

Outro lugar imperdível é a ilha do fogo, no centro da ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra. Essa ilha está bem na fronteira entre Bahia e Pernambuco. No local, há uma área de praia com um terreno acidentado. Até 1824, ela pertencia a Pernambuco, mas, a partir desse ano e até hoje, passou a ser do território baiano.

A abertura dessa ilha para visitação estava sendo disputada entre a comunidade local e o exército brasileiro, instituição responsável por essa faixa de terra. Nos últimos anos, a visita estava aberta somente nos fins de semana e feriados, entre as 6h e 18h.

A 100 km de Juazeiro, é possível visitar a Gruta do Convento, que possui  estalactites e estalagmites que apresentam 30 metros de altura. Nessa gruta, você pode visitar dois lagos, o que deixa o cenário ainda mais bonito!

Cânions

Os cânions do São Francisco são um dos lugares mais impressionantes da região. Eles estão em quinto lugar entre os mais navegáveis do mundo. Formados por rochas areníticas que parecem ter sido talhadas à mão, alguns deles se destacam na paisagem, como a Ponta do Papagaio e o Morro dos Macacos.

Para conhecê-los, é preciso contratar um passeio de catamarã. O mais comum é que esses passeios saiam de ônibus de municípios vizinhos e que ofereçam uma parada rápida na cidade de Piranhas, onde Lampião e seu bando foram capturados e mortos.

Então, o grupo se dirige até o embarque do catamarã e visita os cânions. É possível ver algumas grutas no local, pagando uma taxa adicional aos canoeiros. Na volta, algumas agências turísticas oferecem um almoço completo.

Lagos

Quem gosta de trilhas não pode deixar de conhecer a Lagoa da Lapa. É recomendado verificar a previsão de chuva e tomar cuidado (ou até reagendar o passeio) caso haja previsão de chuva.

Outro local bonito para se visitar é a Lagoa de Itaparica, a maior lagoa marginal da bacia do rio, com 24 quilômetros de extensão, atravessando as cidades de Gentio de Ouro e Xique-Xique. Essa lagoa integra uma Área de Proteção Ambiental (APA) e é um dos maiores reservatórios hídricos naturais, sendo um berçário importante de alguns peixes da região.