Como funciona um hostel? Tudo que você precisa saber!

Hostel como funciona
Hostel como funciona

Hostels são opções de hospedagem barata para viajantes

Se você quer viajar sozinho de uma forma mais econômica e com boas chances para socializar com pessoas de outros estados e nacionalidades, você precisa saber como funciona um hostel.

Com o crescimento da ideia de nômades digitais, os hostels viraram locais com acomodações ideais para viajantes. Por serem locais acolhedores, que consistem na colaboração entre pessoas e possuem certo conforto com a oferta de uma boa cama com edredom confortável, os hostels são o meio de hospedagem predileto de muitas pessoas.

Além disso, são locais que dão bastante autonomia para os hóspedes, o que os torna uma boa opção para quem deseja ter mais liberdade no local em que está hospedado.

O que é um hostel?

O hostel é uma espécie de albergue, sendo um espaço de hospedagem mais barato do que hotéis e pousadas. Por terem opções de quartos e espaços compartilhados, os hostels oferecem oportunidades de integração social.

Mesmo que haja quartos e banheiros privativos em muitos hostels, a principal característica destes locais são as áreas comuns a todos os hóspedes. E nesses locais, há total liberdade para que os hóspedes utilizem os equipamentos para fazer sua própria comida e guardar seus pertences, por exemplo.

Pontos importantes antes de se hospedar em um hostel

O hostel é um ambiente multicultural, que oferece um espaço compartilhado que favorece a interação entre pessoas. Separamos alguns pontos que você precisa saber para se hospedar em um hostel, confira abaixo:

Quartos compartilhados

Geralmente, hostels tem diversos quartos compartilhados. Estes quartos são equipados com beliches e camas de solteiro para abrigar um bom número de pessoas. Os quartos compartilhados são parecidos com alojamentos em um formato mais acolhedor.

Divisão de quartos compartilhados

A divisão dos quartos compartilhados pode acontecer por gênero (masculino e feminino) ou podem ser mistos. Dessa forma, é o viajante que decide se prefere quartos masculinos, femininos ou mistos. Também há quartos privados.

Quem quer ter mais privacidade, pode alugar um quarto privado no hostel. Essa é uma excelente opção para quem viaja sozinho ou em casal, mas não quer dormir com outras pessoas.

Os quartos privados possuem camas e banheiros privativos, ideal para quem quer privacidade por não gostar de muito barulho na hora de dormir.

Lockers são disponibilizados para guardar pertences

Geralmente, os hostels oferecem armários no estilo locker para que os hóspedes guardem seus pertences. Estes espaços são pequenos, cabendo apenas poucas roupas e objetos, por isso é indicado que você coloque cadeado na sua mala e deixe-a perto da sua cama ao se hospedar em um hostel.

Áreas comuns podem ser usadas por todos os hóspedes

Os hostels são compostos por muitos espaços comuns. Além dos quartos compartilhados, outras acomodações como cozinha, varanda, sala de estar/jantar e escritório. Além disso, estes locais possuem rede de Wi-Fi que pode ser usada por todos os hóspedes.

Dicas para melhorar a sua estadia em um hostel

Se você vai ficar em um hostel, é preciso entender o que é bom levar na sua mala e como você pode garantir que está se hospedando em um bom hostel. Confira as nossas dicas abaixo:

Leve toalha de banho e kit de higiene pessoal

Os hostels são opções de hospedagem barata e por isso, podem cobrar pelo uso ou cessão de produtos e objetos pedidos pelos hóspedes. Dessa maneira, uma boa dica é levar sua própria toalha de banho e um kit de higiene pessoal.

Leve cadeados na sua mala

Como dissemos acima, os hostels costumam possuir apenas armários locker. E muitos destes não possuem chaves ou cadeados próprios. Por isso, é fundamental que você leve, pelo menos, dois cadeados, um para seu armário e outro para sua mala, como uma forma de aumentar a segurança de seus pertences.

Tenha fones ou tampões de ouvidos

Fones e tampões de ouvidos são excelentes para quem não gosta de barulho. Esse é um objeto indispensável para quem não quer ouvir barulhos de pessoas entrando e saindo do quarto ou do grunhido de algum colega de quarto ao dormir, por exemplo.

Confira as avaliações do hostel antes de escolher a sua hospedagem

Para garantir que você está se hospedando em um bom hostel, uma dica é conferir as avaliações de outros viajantes em sites. E claro, se você tiver amigos que já se hospedaram no local recentemente, pergunte como foi a experiência. Essa pesquisa é muito importante para não se decepcionar.

Com as nossas dicas, você poderá se hospedar em um hostel que lhe garanta uma experiência incrível.