Visão geral da segurança sem fio AJAX (Parte 2)

Devemos imediatamente fazer uma reserva de que não há impressões puramente negativas do uso do AJAX na vida cotidiana. Tudo realmente funciona fora da caixa, incrivelmente fácil de instalar e configurar.

Ao final  da primeira parte   da revisão do AJAX Starter Kit, foi prometido que até o segundo artigo os editores tentariam coletar respostas para todas as perguntas que surgiram tanto dos leitores quanto do autor da revisão e, ao mesmo tempo, tempo descrevem a experiência real de aplicação e as nuances identificadas. Chegou a hora de cumprir a promessa.

Perguntas e respostas:

  1. P:  O que acontece quando o hub fica sem alimentação externa? R :  O proprietário (e o controle remoto se o sistema estiver conectado a uma empresa de segurança) receberá uma notificação sobre a perda de energia externa. O sistema permanecerá ativo por 10 horas e uma notificação adicional será enviada uma hora antes da interrupção.
  2. P:  O que acontecerá com o sistema de segurança se os invasores tentarem bloquear o canal GSM? R: O  hub estará ciente, isso será exibido na interface do aplicativo. A notificação vem quando a conexão com o servidor é completamente interrompida (2 canais de comunicação).
  3. P:  O que acontece se o ISP cortar o acesso à Internet por qualquer motivo? R: O  hub estará ciente, isso será exibido na interface do aplicativo. A notificação vem quando a conexão com o servidor é completamente interrompida (2 canais de comunicação).
  4. P:  O que acontece se todas as três condições acima convergirem em um ponto no espaço-tempo – obstrução do canal GSM, perda de energia e quebra do cabo do provedor? R :  O sistema funcionará localmente, ou seja, se houver uma sirene, ela gritará se houver uma tentativa de invasão. Ao mesmo tempo, será enviada uma notificação sobre a perda de conexão com o servidor (ao proprietário e ao controle remoto). Além disso, o sistema continuará a enviar notificações sobre a perda de energia externa, mas se os canais de comunicação foram cortados anteriormente por um invasor, é improvável que essas notificações cheguem.
  5. P:  O que acontece se houver uma tentativa de bloquear a frequência de operação do 868? R :  A faixa de frequência de operação que precisa ser colocada toda  ao mesmo tempo  (porque nosso sistema tem salto de frequência) é de 600.000 Hertz – não é uma tarefa fácil. O usuário e o console serão avisados ​​sobre a tentativa de interferência em qualquer caso.
  6. P:  O que acontece se tudo estiver bem com eletricidade e redes, mas o cartão SIM no hub e a conta com o provedor   de Internet ficarem sem dinheiro ao mesmo tempo ? R:  O proprietário (e o controle remoto) receberá uma notificação sobre a perda de comunicação com o servidor. Além disso, o sistema continuará a funcionar localmente e o notificará de uma tentativa de invasão por uma sirene, se houver.

A propósito, é bastante razoável que você possa verificar o saldo do cartão SIM no hub diretamente nas configurações.

  1. P:  Como posso armar apenas alguns dos sensores dentro da mesma sala? Por exemplo, à noite, ligar apenas os sensores para abrir a porta da frente e janelas sem usar sensores de movimento? Poucas pessoas querem, tendo se levantado à noite por uma pequena necessidade, lidar com uma grande com medo. R :  No momento, você pode criar uma “sala” virtual nas configurações do hub e transferir sensores de movimento para ela, após o que pode excluir a “sala” da lista de armamento parcial.Nota do editor : eu ainda gostaria de mudar a lógica do sistema e operar ao armar não com “salas”, mas com dispositivos separados)
  2. P:  Ao se registrar, alguns códigos são enviados por SMS e e-mail, isso é inteligente e seguro, mas ao fazer login em uma conta existente de outro dispositivo, nenhuma confirmação é necessária. Existem planos para introduzir a autenticação de dois fatores? R :  Planejado para lançamentos futuros.
  3. P:  Existe uma função de “desarme de alarme”? Aqueles. visualmente desarmado, mas o comando ainda é recebido pelo painel de controle da empresa de segurança. Por exemplo, no caso de uma chave de hardware, pressionar o botão de pânico novamente  remove  o alarme e pressionar “Desarmar” desarma apenas para os olhos do intruso. Ou um toque curto no botão “Desarmar” desativa apenas os sinais externos do alarme, e um toque longo (mais de 5 segundos) realmente desativa o alarme, enviando um sinal correspondente ao controle remoto. É possível? R :  Estará no teclado, que está programado para lançamento no outono.
  4. P:  Existem planos para bloquear a chave de hardware para proteção contra cliques acidentais? Por exemplo, pressionar simultaneamente dois botões por 5 segundos bloqueia o pressionamento acidental do botão de pânico, após o qual ele funciona apenas pressionando duas vezes. R :  Está planejado, estamos discutindo opções para resolver este problema.
  5. P:  Será possível conectar uma bateria adicional? R:  Ainda não, mas aumentaremos a duração do trabalho na bateria de backup no nível do programa.
  6. P:  É possível emitir um LED para o exterior informando sobre o armamento das instalações? R :  No momento, uma sirene de rua está equipada com esse LED e há um conector para um LED em uma sirene doméstica.

Impressões subjetivas

Devemos imediatamente fazer uma reserva de que não há impressões puramente negativas do uso do AJAX na vida cotidiana. Tudo realmente funciona fora da caixa, incrivelmente fácil de instalar e configurar. Embora haja algumas observações sérias, é claro.

Como o sistema foi testado por cinco pessoas (1 administrador + 4 usuários) em dois sistemas operacionais (iOS e Android), foi possível comparar o comportamento do sistema em diferentes combinações. A primeira coisa que chama sua atenção (mais precisamente, em seus ouvidos) é que no Android, as notificações sonoras para “alarme” e outros eventos são diferentes, enquanto no iOS, por quase qualquer motivo (falta de energia ou o provedor caiu) , ele começa a gritar histericamente a sirene “alarmante”, embora a própria notificação relate inofensivamente uma situação doméstica. A única coisa que o aplicativo iOS reage com calma e dignidade é o armamento e desarmamento regular das instalações.

Como diferentes usuários têm diferentes “funções”, é bastante natural que o administrador do sistema tenha muito mais direitos. Assim, em aplicativos de usuário, muitos itens de configuração estão inativos, o que o aplicativo sinaliza visualmente sombreando itens inativos. No Android, o usuário é um gatinho cego que pode clicar em qualquer item nas configurações do sistema, recebendo periodicamente uma mensagem sobre direitos insuficientes. um pouco embaraçoso

O que realmente parece ilógico no comportamento do aplicativo (doravante, estamos falando apenas do iOS, embora, talvez, a versão Android sofra o mesmo) é a reação a um geo-lembrete: assim que o usuário sai da “casa” zona com a opção correspondente ativada, o iPhone vem a notificação da necessidade de colocar as instalações em guarda. Alternar de uma notificação diretamente para o aplicativo armará automaticamente o guarda, mesmo que outras pessoas estejam dentro das instalações. Claro, você pode ter tempo para desarmar as instalações antes que os sensores de movimento funcionem, mas mesmo assim, são notificações PUSH extras para todos os participantes do sistema e tempo extra para explicações com a empresa de segurança.

Mesmo que você não vá diretamente da notificação para o aplicativo, mas arraste-o para baixo para obter opções adicionais (quando se trata da tela ativa), apenas um botão aparece – “Armar”. Nenhum cancelamento é fornecido, os desenvolvedores sugerem simplesmente ignorar a mensagem se for irrelevante em uma situação específica. Isso, na opinião do autor, é uma abordagem fundamentalmente errada: a possibilidade de  não  armar as instalações (especialmente com pessoas dentro) deve ser  explícita e inequívoca  em todos os casos, e não apenas “ignorá-la”.

No iOS 10, o recurso 3D Touch não é uma jogada de marketing, mas uma ferramenta realmente funcional e muito conveniente para interagir com o sistema e os aplicativos, portanto, a falta de suporte para essa ferramenta útil é decepcionante. Além disso, ao contrário da versão Android, que implementa um widget de chaveiro para a área de trabalho, o aplicativo iOS não pode se gabar disso para a Central de Notificações.

Os desenvolvedores prometem suporte ao Apple HomeKit com o lançamento do firmware do hub 2.0, mas há algumas dúvidas sobre a possibilidade de implementar essa função na configuração de hardware atual. No entanto, isso ainda é pura teoria, e será possível retornar à conversa antes do início de 2017.

A propósito, o logotipo AJAX brilhante no corpo do hub pode sinalizar problemas com uma cor de brilho diferente. Por exemplo, ao mudar para um canal GSM de backup, o logotipo fica verde. Mas o que está faltando é a capacidade de ajustar o brilho, pelo menos em três valores 

No entanto, para quase todos os comentários acima, os desenvolvedores prometeram uma correção antecipada (em caso de erros óbvios no aplicativo) ou pelo menos uma discussão desses comentários e o desenvolvimento de soluções no futuro.

Quanto à configuração do sistema “no controle remoto”, por um lado, a cooperação com o GSO parece ser preferível (a presença de “crostas” entre os caças em algumas situações decide), mas nesta fase o hub ainda está sendo testado e certificado. Por outro lado, há uma competição saudável entre o GSO e as empresas de segurança privada, então nas grandes cidades hoje há mais de uma empresa que está pronta para conectar o AJAX ao seu console. Aliás, faltam informações sobre essas empresas logo na interface do aplicativo móvel, discriminadas por cidade. Eles prometem adicionar em breve.

Planos futuros

Uma empresa de sucesso não pode parar de desenvolver, portanto, além de aperfeiçoar o sistema de segurança, a AJAX já pensa hoje em novos produtos e direcionamentos.

Como os próprios desenvolvedores dizem, no futuro o AJAX se desenvolverá em direção a uma “casa inteligente” com ênfase nas funções de segurança. Por exemplo, os sensores de movimento solicitados pelo autor do artigo com fixação de foto embutida e envio de foto do intruso para o servidor e aplicativos móveis  já estão em desenvolvimento.  Se as câmeras embutidas nos sensores puderem trabalhar com iluminação zero absoluta (e as câmeras de vídeo domésticas conseguiram fazer isso há 17 anos), não haverá preço para esses sensores. Além disso, para uso doméstico, esta parece ser uma solução mais lógica do que organizar a vigilância por vídeo.

Os sensores de fumaça e inundação estão sendo ativamente preparados para liberação, soquetes e interruptores inteligentes também não o deixarão esperando.

Análogos da campainha  Ring , sistema de segurança pessoal  NIMB  e  bugigangas Tile  estão em discussão. A empresa geralmente está aberta a novas ideias, eles prometem fazer uma seção no site em um futuro próximo com votação para certos desenvolvimentos potenciais, cuja prioridade no trabalho permitirá transformá-los em produtos acabados.

Enquanto isso, não existe essa seção, convidamos todos a expressar ideias para novos produtos nos comentários. Quem sabe, talvez seja a sua ideia que pode tornar a vida de alguém mais confortável ou, mais importante, mais segura.

en_USEnglish