Tecnologia de caminhada: Revisão do filtro de água portátil Katadyn Mini

O uso de material poroso leva ao fato de que, após algum tempo, ele ficará entupido e precisará ser limpo. É o suficiente para fazer isso nos casos em que é preciso mais esforço para bombear água do que o normal.

Mais uma vez, vamos começar a revisão dos equipamentos turísticos com uma pequena digressão. Às vezes, o ITC.UA vai além do habitual se de uma forma ou de outra o dispositivo em questão usa inovações e tecnologias interessantes que melhoram nosso dia a dia. Isso também se aplica ao filtro de água de viagem Katadyn Mini, que reúne algumas soluções interessantes. Ao mesmo tempo, é um dos filtros mais compactos do mundo (possivelmente o filtro mecânico mais compacto) a um custo relativamente baixo. O interesse pelos equipamentos de camping também se deve ao fato de que muitos itens de dupla utilização são feitos para caminhadas, que podem ser usados ​​no dia a dia. Por exemplo, painéis solares ou os chamados “bancos”. A integração cada vez maior de TI/eletrônicos com equipamentos de camping está se tornando perceptível agora,

Katadyn

Katadyn é um dos fabricantes mais conhecidos de filtros de caminhada, talvez o mais conhecido. E embora a empresa tenha muitos modelos interessantes de dispositivos de filtragem, decidimos escolher o modelo Mini para revisão, pois combina tamanho e peso pequenos, boas características técnicas e, ao mesmo tempo, um preço muito acessível.

Mini pertence à categoria de filtros cerâmicos mecânicos impulsionados pela força muscular humana. Em termos simples, isso significa que o filtro possui uma pequena bomba ou bomba que precisa ser usada para bombear água através do filtro. Nem todos os filtros funcionam desta forma. Existem, por exemplo, filtros de gravidade, nos quais a água se move de cima para baixo sob a influência da gravidade. O próprio filtro é cerâmico e contém um revestimento de prata para melhor controle de bactérias e outros microrganismos simples.

O grão do filtro cerâmico, ou em outras palavras, o tamanho dos poros no material, é de 0,2 mícrons (0,0002 mm). Isso é suficiente para filtrar mecanicamente até 99,99% de todas as bactérias e microorganismos. E também captura algas, esporos, vírus e apenas partículas maiores que 0,2 mícrons.

Vale a pena notar que, para filtrar vírus, o tamanho dos poros é uma ordem de grandeza menor (0,02 mícrons), portanto, se o Mini retém vírus, é apenas em pequena quantidade. No entanto, os filtros que lidam com vírus mecanicamente, em regra, têm um custo completamente diferente, e a taxa de filtração é muito menor devido ao fato de ser mais difícil a penetração da água pelos pequenos poros do material filtrante.

O uso de material poroso leva ao fato de que, após algum tempo, ele ficará entupido e precisará ser limpo. É o suficiente para fazer isso nos casos em que é preciso mais esforço para bombear água do que o normal.

O filtro é desmontado em condições de campo e limpo com uma esponja dura comum, suficiente para esfregar o elemento cerâmico.

O recurso do Katadyn Mini é de 7000 litros, e você pode descobrir como superar esse limite usando um pequeno medidor na forma de um paquímetro. É uma parte direta do filtro e é removida da parte superior da carcaça. Se o filtro cerâmico em forma de cilindro ficar menor que o comprimento da pinça, a camada do filtro está tão desgastada que o fabricante não pode garantir a purificação da água e, portanto, o filtro ou o próprio elemento cerâmico deve ser substituído

Além de uma esponja dura, um pequeno tubo de graxa de silicone está incluído no kit, projetado para lubrificar a engrenagem de funcionamento da bomba se ela começar a funcionar mal.

Em princípio, um filtro de água na Ucrânia é mais um resseguro do que uma necessidade, mas quando esse equipamento pesa pouco mais de 200 g e é semelhante em tamanho a uma garrafa de meio litro de água, a questão de levar ou não tomar, em geral, não vale a pena.

Provavelmente a melhor coisa sobre o filtro, além de seu tamanho e peso, é que tudo o que você precisa está integrado em seu corpo.

Na parte inferior há uma pequena tampa, abertura na qual você pode obter um tubo para bombear água através do filtro. Seu comprimento é de 80 cm, o que permite usar o filtro mesmo em pé.

No final do tubo há um pequeno pré-filtro: um elemento que captura detritos francamente grandes na forma de fragmentos de galhos, folhas, etc. O pré-filtro é feito de metal e, portanto, também desempenha a função de carga, mergulhando o tubo na água.

Em princípio, essa “composição” do Mini já é suficiente para filtrar a água, mas se desejar, outro pedaço de tubo de 35 cm de comprimento pode ser colocado na parte superior do estojo, que é inserido diretamente em uma garrafa ou outro recipiente para água limpa.

O filtro em si é muito fácil de usar. Não é necessário aplicar esforços desumanos para bombear água.

Demora aproximadamente dois minutos para limpar um litro de água e 60-70 ciclos completos de mover a bomba para cima e para baixo. O resultado, em princípio, não é o mais rápido, mas deve-se ter em mente que o elemento cerâmico diminui o fluxo de água e que no Mini o curso da bomba é de apenas 5-6 cm.

Durante a operação do Katadyn Mini, não houve reclamações sobre o funcionamento do filtro. É convenientemente transportado em uma bolsa especial junto com acessórios, praticamente não sobrecarrega a mochila e ressegura nos casos em que você não tem 100% de certeza da qualidade da água.