Inflação na Noruega mais alta desde 1998

inflation-rise-concept-graphic-768x469
inflation-rise-concept-graphic-768x469

Novos números mostram um forte aumento do custo de vida nos últimos 12 meses na Noruega. Aqui estão os fatos e números por trás das notícias surpreendentes.

A agência governamental norueguesa Statistics Norway (SSB) anunciou que a inflação na Noruega atingiu seu nível mais alto desde 1998.

inflation-rise-concept-graphic-768x469
inflation-rise-concept-graphic-768×469

O que isso significa essencialmente é que o custo de vida na Noruega aumentou. Especificamente, o índice de preços ao consumidor (IPC) subiu 5,7% de maio de 2021 a maio de 2022. Este é o maior crescimento de 12 meses medido pelo SSB desde dezembro de 1988.

No anúncio , a SSB comentou que a alta inflação levará a um rápido aumento nas taxas de juros: “Combinado com perspectivas moderadas internacionalmente, isso desacelerará o crescimento na Noruega”.

Preços de combustível e eletricidade disparam

Qualquer pessoa que tenha pago uma conta de energia na Noruega recentemente deve ter notado o aumento de preço.

“Em uma perspectiva histórica, este é o aumento de preço mais forte medido desde dezembro de 1988. Em primeiro lugar, o aumento dos preços de eletricidade e combustível torna a mudança de doze meses no IPC tão grande”, disse Espen Kristiansen, da SSB.

swedish-volvo-car-768x512
swedish-volvo-car-768×512

“A taxa de doze meses mais alta ocorre apesar do fato de que os preços da eletricidade caíram ligeiramente de abril a maio, enquanto eles subiram no mesmo período do ano passado”, acrescentou.

Outros custos também aumentam

Mas combustível e eletricidade não foram os únicos contribuintes para o aumento da inflação. Grandes aumentos de preços de móveis e alimentos também tiveram seu papel.

Por exemplo, os preços dos alimentos foram 3,1% mais altos em maio do que no ano anterior. Isso é acima do crescimento de 12 meses de 2,1% medido em abril.

Condições internacionais responsáveis

A análise do SSB disse que as mudanças nas condições internacionais foram responsáveis ​​pela taxa de inflação. Mais notavelmente, a invasão russa da Ucrânia causou perturbações nos mercados de energia.

scandinavia-on-a-globe
scandinavia-on-a-globe

Os preços mais altos do petróleo bruto aumentaram o preço do combustível nas bombas. O aumento dos preços do gás e a situação do mercado na Europa também aumentaram os preços da eletricidade na Noruega.

Problemas com cadeias de suprimentos internacionais fizeram com que os custos de transporte aumentassem junto com os preços das commodities.

Todos esses fatores contribuíram para a notável alta do preço de bens importados, como móveis e interiores. Esses itens aumentaram até 16,9% no período de 12 meses.

O que você acha? Você notou uma mudança no custo de vida no último ano?