Primeiro-ministro da Noruega defende morte de morsa em meio a indignação global

walrus-close-up-768x432
walrus-close-up-768x432

O primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, apoiou a decisão de sacrificar a famosa morsa Freya no fim de semana.

A mídia global e os usuários de mídia social de todo o mundo reagiram com desgosto à decisão da Noruega de derrubar Freya na manhã de domingo. A morsa havia se mudado para o interior de Oslofjord, passando o tempo tomando banho de sol em barcos, afundando alguns.

walrus-close-up-768x432
walrus-close-up-768×432

Freya rapidamente se tornou popular entre os habitantes locais que queriam vislumbrar a morsa de 600 kg.

Apesar dos avisos contínuos, as pessoas continuaram se aproximando demais de Freya, o que, segundo as autoridades, colocava a si e ao animal em risco. Em uma ocasião, a polícia bloqueou uma área de banho depois que Freya perseguiu uma mulher na água.

Devido às multidões contínuas, a Diretoria de Pesca decidiu que derrubar Freya era a melhor jogada para o “bem-estar humano e animal”. Na manhã de domingo, a Diretoria confirmou a morte de Freya .

Loja em Freya

Agora, apesar das críticas globais, o primeiro-ministro norueguês se manifestou em apoio à controversa decisão: “Apoio a decisão de sacrificar Freya. Foi a decisão certa”, disse Støre à NRK .

norway-pm-store-portrait-768x573
norway-pm-store-portrait-768×573

Ele acrescentou que não ficou surpreso com a reação negativa de todo o mundo: “A Noruega é uma nação marítima, às vezes temos que tomar decisões impopulares. Eu mesmo estive em discussões sobre baleias minke e focas. Essas reações não são novas.”

Nem todos os políticos foram tão positivos, no entanto. A vice-presidente do Partido Verde Norueguês (MDG), Ingrid Liland, chamou o assassinato de “uma tragédia”. Ela quer mudar a lei para evitar que outros animais selvagens tenham o mesmo destino.

DSC07229-blur-foto-fiskeridirektoratet-768x512
DSC07229-blur-foto-fiskeridirektoratet-768×512

“O assassinato de Freya é uma tragédia que mostra que os animais protegidos têm muito pouca proteção. Se a Noruega não puder conviver com animais selvagens e predadores, nos tornaremos um país mais pobre e mais triste”, disse Liland.

O chefe da Direção Norueguesa de Pesca, Frank Bakke-Jensen, disse que considerou cuidadosamente todas as soluções possíveis, incluindo a possibilidade de mover o animal. “Concluímos que não poderíamos garantir o bem-estar do animal por nenhum meio disponível”, disse Bakke-Jensen.

Crítica global

Jornais no Reino Unido, EUA e França, entre outros, foram rápidos em pegar a história, que provocou indignação em todo o mundo. Muitas pessoas foram aos canais de mídia social da Life in Norway para compartilhar sua indignação

Infelizmente, algumas das críticas se transformaram em ameaças. Tanto Frank Bakke-Jensen quanto sua esposa receberam ameaças de morte. Comentários postados nas contas de mídia social de sua esposa diziam que ela era “casada com um assassino” e um “assassino que deve morrer no inferno”.

Ela disse à NRK que não há problema em discordar, mas fazer ameaças de morte é “ir longe demais”.

Não foi possível mover Freya

Na segunda-feira, a Direcção das Pescas deu informações mais aprofundadas sobre a controversa decisão. Entre outras coisas, eles abordaram por que não era possível mover Freya.

O Instituto de Pesquisa Marinha apresentou três opções para mover Freya: atordoá-la, pegá-la em redes sob os barcos em que ela estava, ou assumir o controle dela e colocá-la em uma gaiola subaquática.

O instituto recomendou a última opção como a mais suave. No entanto, eles disseram que todas as soluções seriam caras e com poucas chances de sucesso. “Foi decidido não implementar isso com base na grande incerteza sobre a viabilidade e os custos significativos associados a tal operação”, afirmaram.