O que é a síndrome de Stendhal?

síndrome de Stendhal
síndrome de Stendhal

Vai visitar Florença na Itália? Então você precisa conhecer a curiosa síndrome de Stendhal 

Muitas pessoas que visitam um dos destinos turísticos mais amados da Itália  podem sentir os sintomas da chamada síndrome de Stendhal. Mal-estar, coração acelerado e sensação de aperto no estômago são apenas alguns dos principais sintomas da síndrome.  

Mas, afinal, qual é a relação entre a cidade e essa doença? Por que ela aparece e quais são as principais causas? Neste artigo, um pequeno guia para você conhecer mais sobre a síndrome de Stendhal e a cidade de Florença. Confira!

O que é a síndrome de Stendhal?

Não é incomum encontrar turistas que, ao visitar Florença, relatam o aparecimento de sintomas como mal-estar, coração acelerado e uma sensação de aperto no estômago. Em um primeiro momento, a primeira impressão que surge é de que essas sensações estão relacionadas à ingestão de algum alimento. 

Entretanto, não se engane, há uma grande probabilidade de ser sintomas de uma doença conhecida como síndrome de Stendhal, que não tem relação alguma com a alimentação.

A síndrome de Stendhal é uma condição psicossomática — efeito de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo — causada pela exposição à farta riqueza artística de Florença. 

A síndrome foi descoberta pelo escritor Marie-Henri Beyle, francês conhecido pelo pseudônimo Stendhal (que veio dar nome à doença). Em 1817, o escritor visitou Florença, capital da Toscana, e descreveu sua experiência: “Fui acometido de uma forte palpitação no coração […] minha força vital se esvaiu de mim e andei com medo constante de cair no chão.”

Em 1989, a síndrome foi clinicamente definida como um distúrbio psiquiátrico pela médica especialista Graziella Magherini. A profissional, por meio da observação de turistas, identificou o surgimento de sintomas, como palpitações, vertigens, alucinações e transtorno de despersonalização.

Assim, a síndrome caracteriza-se por sintomas físicos causados pelo impacto psicológico que as obras de arte presentes na cidade causam nos turistas.

O que fazer em Florença?

Florença abriga inúmeras obras de arte, além de construções de arquitetura renascentistas. Duomo é, sem dúvida, um dos pontos turísticos mais emblemáticos da cidade.

O roteiro de passeios deve ser montado de acordo com a quantidade de dias disponíveis para fazer as visitas. A seguir, listamos algumas dicas de atrações imperdíveis.

  • Conhecer o Davi de Michelangelo na Galleria Dell’Accademia.
  • Visitar a Galleria Degli Uffizi e apreciar o quadro “Nascimento de Vênus”, de Botticelli.
  • Ainda na Galleria Degli Uffizi, visitar as obras “Nossa Senhora com menino Jesus e dois anjos”, de Filippo Lippi; “ A anunciação”, de Leonardo da Vinci; “Bacco”, de Caravaggio; e, “Vênus de Urbino”, de Ticiano.
  • Conhecer a Brasília San Miniato al Monte.
  • Visitar a Campanile di Giotto.
  • Conhecer a Cappelle Medicee.
  • Caminhar pela Church of Santa Maria Novella. 
  • Visitar o Battistero di San Giovanni.
  • Conhecer a Certosa Di Firenze.
  • Visitar a Basilica della Santissima Annunziata.
  • Passear no Forte di Belvedere o di San Giorgio Firenze.
  • Admirar o Duomo.
  • Passear pelos jardins de Boboli.  

O que fazer caso tenha algum problema de saúde durante uma viagem internacional?

Em qualquer viagem internacional, é importante que você esteja protegido por meio de um seguro viagem. 

A síndrome de Stendhal não é uma condição identificada facilmente, mas, havendo necessidade de atendimento médico em território internacional, você precisa ter a garantia de proteção.

Essa síndrome, apesar de ser largamente mencionada por profissionais, ainda não foi homologada e não está incluída no manual de distúrbios mentais DSM. 

De qualquer forma, os turistas devem estar cientes da necessidade de viajar para a Europa com segurança em relação ao atendimento em saúde. 

Leia também:

Por que a arte causa um impacto tão grande em algumas pessoas?

Algumas cidades do mundo, como Florença e até Veneza, são conhecidas por suas obras de arte. O contato com a expressão artística não se restringe aos museus e às galerias, em qualquer ponto da cidade você se depara com a beleza das construções.

O contato com obras icônicas e uma beleza de tirar o fôlego, somado à grande expectativa de alguns turistas que visitam Florença, pode estar associado ao surgimento de sintomas físicos.

A dica para quem vai visitar esses locais é usufruir com tranquilidade e aproveitar cada espaço para absorver o melhor que a arte tem a oferecer. Organize seu roteiro sem pressa, visite os museus com calma e esteja preparado para o movimento intenso de pessoas.

Além disso, tenha sempre em mãos uma garrafa de água, alimente-se bem durante a viagem e não se esqueça de providenciar o seguro viagem para garantir suporte em caso de necessidade.