Uma ponte de madeira de apenas dez anos desabou no vale de Gudbrandsdal, na Noruega. Dois veículos ficaram presos, com um motorista precisando de transporte aéreo para segurança. Aqui está o que sabemos até agora.
No início desta manhã, uma ponte de madeira em Øyer desabou no rio. Dois veículos – um carro e um caminhão – estavam na ponte no momento. Ambos os pilotos estão agora seguros.
A ponte – Tretten Bru – corre entre a E6 e a estrada municipal 254 no município de Øyer, ao norte de Lillehammer. A E6 é a principal rodovia norte-sul da Noruega, enquanto a estrada do condado é usada como backup quando a rodovia principal está fechada.
Feita de madeira, a ponte tem quase 150 metros de comprimento e 10 metros de largura. Tem uma estrada de duas pistas e uma passarela de pedestres.
O que sabemos até agora
O distrito policial de Innlandet emitiu um comunicado às 8h30, aproximadamente uma hora após o incidente.
“Às 07h34, a polícia recebeu um relatório de que uma ponte em Tretten havia desmoronado. Um caminhão e um carro foram atingidos. Ainda não se sabe quantas pessoas foram afetadas pelo acidente. O motorista do carro foi atendido pelo serviço de saúde”, disse o comunicado.
Desde então, o motorista do caminhão foi retirado da ponte de helicóptero. Embora os ocupantes dos veículos tenham sido resgatados, a polícia ainda não apurou se havia mais alguém envolvido. Há uma passarela de pedestres sobre a ponte, além da estrada de duas pistas.
A rodovia E6 está atualmente fechada em Tretten como resultado do incidente. Ainda não se sabe quando será reaberto.
O prefeito local Jon Halvor Midtmageli estava no local na manhã de segunda-feira. “Estou aqui de pé e olhando para isso agora. Está completamente destruído. Tudo caiu. É completamente catastrófico, completamente irreal. É também uma ponte relativamente nova”, disse ele ao Dagbladet .
Ponte de madeira semelhante desabou em 2016
O que é preocupante é que uma ponte muito semelhante desabou há apenas seis anos. Ambas as pontes são pontes de glulam.
De acordo com a APA , o glulam é “uma viga de madeira projetada com classificação de estresse composta de laminações de madeira que são coladas com adesivos duráveis e resistentes à umidade”.
Em fevereiro de 2016, outra ponte de madeira laminada colapsou em Sjoa. A causa desse incidente foi o subdimensionamento de uma junta que une duas vigas longitudinais de madeira lamelada na ponte.
A Norconsult junto com a assistência da Plan arkitekter projetou a ponte em Tretten.
O diretor de comunicações da Norconsult, Hege Njå Bjørkmann, disse à Teknisk Ukeblad que eles criaram uma organização de emergência que investigará o incidente junto com a Administração Nacional de Estradas.