Saiba como facilitar a interação com gatos

Gato

Dicas encantadoras para ajudar seu gato a aceitar novos companheiros felinos em casa

Adotar um gato representa um momento especial na sua vida. Apesar de ser um animal independente, você acaba de conquistar um companheiro inteligente e muito solícito.

No entanto, os gateiros de plantão logo vão adotar mais um felino e terão que trabalhar a socialização deles, além de se preocupar com novos acessórios para gatos.

Adotou um novo amigo? Conheça dicas para facilitar a interação com os demais gatos da casa.

Crie um espaço novo

Você terá mais animais interagindo, assim, vale a pena mudar um pouco e criar um novo espaço para os gatos. Traga novos brinquedos, túneis e locais onde eles possam subir e se esconder.

Além disso, separe tudo o que será do novo gato. Ou seja, ele precisa de um pote de ração, um pote de água, uma caixa de areia. No começo é melhor separar do felino mais antigo, afinal, gatos são territorialistas.

Enriqueça o ambiente com brinquedos

Gatos gostam de desafios e distrações, se você passa algumas horas longe de casa e quer que eles se acostumem uns com os outros, enriqueça o ambiente com brinquedos. 

Pode ser desde algo simples, como uma bolinha e um arranhador, ou um verdadeiro parque de diversões dos gatos. O importante é que eles possam se distrair e, aos poucos, criarem afinidade.

Compartilhe os cheiros

O olfato dos gatos é bastante apurado, então, é assim que eles vão se reconhecer. Você provavelmente já ouviu que, após voltar do veterinário, é preciso deixar seu pet rolar nas próprias coisas antes de devolvê-lo ao convívio com outros gatos, pois essa regra é interessante para pets novos.

Deixe o animal mais velho cheirar o gato novo. Depois, coloque cobertores e outros acessórios de um na cama do outro. Aos poucos eles vão se acostumando com o cheiro um do outro e acabam socializando.

Crie esconderijos para os gatos

Os felinos são apaixonados por lugares altos e onde possam se esconder. Durante o período de socialização com novos pets, é interessante oferecer esses espaços e permitir que eles escolham quando querem aparecer.

Caso se sintam incomodados, eles sobem em cima de estantes e outros lugares altos e ficam por ali, apenas observando o novo morador da casa a uma distância segura.

Considere a idade e o temperamento

A idade dos gatos e o temperamento também devem ser observados. Se você possui um felino idoso, ele tende a ser menos receptivo e vai levar mais tempo para se adaptar com um filhote, por exemplo.

Além disso, a melhor fase para a interação e socialização ocorre na infância. Ou seja, para o filhote será mais fácil se enturmar. Notou algum bichano mais agressivo? Respeite o momento dele, deixe que se esconda e vá se aproximando aos poucos.

Associe o novo amigo a experiências positivas

A associação positiva ajuda os pets a se adaptarem. Você pode usar os sachês e petiscos para isso, sempre que o gato mais antigo da casa se aproximar e interagir positivamente com o novato, ofereça sachê.

O animal vai associar o novo gato a algo positivo, pois sempre que o trata bem ou interage é premiado com algo que gosta. Você também deve oferecer o petisco para o gato mais novo, mas sempre em pratos separados.

Mantenha as vacinas em dia e tenha paciência

Um novo gato vai precisar de cuidados veterinários. Não importa se você o resgatou da rua ou adotou direto da ninhada, leve ao veterinário para um check-up e para tomar as primeiras vacinas.

Se tudo estiver ok, é hora de começar a socialização com os moradores mais antigos da casa. Apesar disso, seja paciente, os gatos mais velhos podem demorar um pouco para aceitar o novato.