Saiba como fazer a limpeza e conservação de suas ferramentas

Manter a limpeza e a manutenção das ferramentas em dia também é essencial para a sua durabilidade e bom funcionamento. Confira abaixo algumas dicas

A ausência de cuidados pode diminuir a durabilidade e a eficácia das ferramentas

Casas e apartamentos precisam de reparos constantes. Um parafuso que se soltou do móvel, um prego que dava sustentação à decoração e está frouxo ou um novo furo que precisa ser feito na parede. Nunca se sabe quais demandas podem surgir no dia a dia.

Para a maior parte dos ajustes, uma caixa básica de ferramentas de construção é o suficiente. Mas será que apenas comprar os itens basta? Manter a limpeza e a manutenção das ferramentas em dia também é essencial para a sua durabilidade e bom funcionamento. Confira abaixo algumas dicas para promover esses cuidados:

Analise as recomendações do fabricante

Mesmo quando falamos em ferramentas básicas, existe uma infinidade de itens que podem entrar na lista: chaves de fenda, alicates, pregos, martelos, furadeiras e muito mais. Por isso, é importante ter em mente que cada um desses produtos possui particularidades e cuidados que devem ser respeitados.

Para saber mais sobre como conservar uma ferramenta, é possível consultar as instruções do fabricante que devem vir na caixa do produto. Com essas informações em mãos, você vai saber mais sobre o uso, a limpeza e a necessidade de conservação, assim como o que pode causar danos a cada ferramenta.

Crie o hábito de limpar sempre após o uso

Comprou uma ferramenta nova, leu todas as recomendações e finalmente vai usar? Então já se prepare para a primeira limpeza! Criar esse hábito é uma dica valiosa para manter o produto higienizado e bem conservado até a próxima utilização.

Retirar o pó acumulado, esterilizar a ferramenta e deixar o item secar antes de guardar é o passo a passo básico a ser feito. Caso o fabricante indique mais etapas, basta seguir as instruções extras.

Proteja as ferramentas contra a ferrugem

A ferrugem pode ser definida como o processo de oxidação do ferro, causado pela exposição ao ar e à água. No geral, as ferramentas possuem níveis altos de ferro na sua composição, por isso a ferrugem se torna um problema recorrente que pode ser combatido com a limpeza adequada e os cuidados básicos necessários.

Além de manter as ferramentas secas e armazenadas em um espaço adequado, é possível redobrar o cuidado aplicando produtos específicos contra a ferrugem. Dessa forma, o processo de deterioração do material se torna mais lento.

Retire a ferrugem já existente

Prevenir a ferrugem é muito importante, como pudemos ver acima. Mas e quando a ferramenta é mais antiga e já apresenta esse problema? Nesses casos, a dica é remediar e reduzir o problema o máximo possível.

Para isso, basta aplicar um removedor de ferrugem nas áreas já afetadas. A solução química concentrada ajuda a neutralizar o processo e reduzir os danos já causados pela ferrugem.

Guarde as ferramentas de forma adequada

O cuidado com as ferramentas não acaba após a sua limpeza. Para que a conservação seja mantida, é importante tomar cuidado também com o espaço onde os itens são armazenados.

A dica é buscar sempre por um espaço seco, onde não exista presença nem de água, nem mesmo de umidade. Além disso, guardar as ferramentas em uma caixa fechada ajuda a evitar os desgastes causados por outros agentes externos presentes no ar.

Respeite a durabilidade de cada ferramenta

Seguiu todos os cuidados e mesmo assim a sua ferramenta apresentou desgaste ou ferrugem? Talvez esteja na hora de checar a data da compra do item e avaliar se a durabilidade proposta já não terminou!

As precauções com limpeza, manutenção e conservação ajudam a estender a vida útil do produto, mas é preciso respeitar a durabilidade de cada ferramenta. Na dúvida, consulte o manual do produto para entender se aquele processo não é natural, independentemente dos seus cuidados.