5 lugares para conhecer a natureza de Luanda, em Angola

Luanda Angola lugares

Gostaria de conhecer Luanda em Angola? Saiba que este é um dos países mais visitados na África! E há bastante coisa para se fazer por lá.

Por isso, nós preparamos um pequeno guia com pontos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro quando o assunto é viajar para Angola. Falaremos especificamente sobre a porção leste de Luanda, a capital do país.

Este roteiro pode ser feito em até 3 dias, e além de conhecer uma cultura totalmente diferente, você poderá apreciar as belas paisagens verdes, vistas panorâmicas de tirar o fôlego, provar pratos diferentes e conhecer regiões distintas do que você conhece.

Você poderá cruzar grandes rios, visitar planícies áridas, passar por selvas, conhecer pequenas aldeias e experimentar uma culinária super diferente. Este é o espírito angolano!

E, claro, antes de sair, planeje bem um piquenique, leve água com você, música (pois você poderá ficar algumas horas na estrada), e o seu espírito aventureiro. Boa leitura!

Visite N’Dalatando

N’Dalatando é uma cidade com estilo colonial que fica em Angola, bem perto de Luanda. Ela é coberta por colinas verdes, e durante o período colonial, era conhecida como Jardim de Luanda, pois era de lá que vinham as flores enviadas pela corte.

A cidade tem um jardim botânico, que embora esteja parcialmente abandonado, preservou bastante a história de Luanda. Ele fica no sul da cidade, e ao chegar lá, basta passar pela Rainha Ginga, seguir a estrada à direita e continuar o caminho por um vale sinuoso.

Há muitas espécies de árvores e flores preservadas no jardim, que crescem de acordo com a época do ano. Se você quiser fazer um piquenique, leve repelente, e tome bastante cuidado com as armadilhas feitas para moscas que ficam em alguns trechos das trilhas do jardim botânico.

Se você é o tipo de pessoa que não consegue resistir à queda de uma cachoeira, vale muito a pena conhecer as quedas de Kalandula, uma das maiores cachoeiras da África. Na verdade, é a segunda maior, ficando atrás apenas das quedas de Victoria.

Para você ter uma ideia, a queda tem pouco mais de 105 metros de altura e 400 metros de largura! Elas por si só já são um espetáculo da natureza, mas se você quiser se impressionar ainda mais, vale a pena visitar durante as estações das chuvas, que acontecem de setembro a abril e de novembro a janeiro. Elas ficam ainda mais suntuosas!

É fácil chegar até as quedas e há um miradouro bem próximo a elas para quem quiser registrar o momento com uma bela fotografia.

Também existe a possibilidade de descer pelas pedras, mas recomendamos fortemente que você não faça isso. A descida pode levar até 20 minutos, e é bem escorregadia. Você pode se acidentar ao tentar descer!

Conheça as quedas de Musseleu

As quedas de Musseleu ficam bem próximas de Kalendula, embora elas sejam bem menores. O acesso é um pouco mais difícil se você decidir ir pela trilha, mas em compensação, dá para nadar nas quedas.

O ideal é que você vá até lá com um calçado de plástico, ou algum outro material aderente, de modo que você possa escalar com mais facilidade.

Pedras Negras

O Sítio Pedras Negras fica localizado em Pungo Adongo, a meio caminho entre N’talatando e Malanje. Na estrada principal, chegará um momento em que você perceberá uma grande quantidade de pedras gigantes, escuras e arredondadas.

Estes grandes blocos de pedra cobrem uma área bem grande, e algumas atingem um pico de 200 metros acima da savana. Ao lado leste, é possível visualizar um segundo grupo de pedras, as Pedras Guingas.

Do ponto de vista geológico, elas continuam sendo um mistério para a ciência. Isto porque são conglomerados de sedimentos, mas cientificamente, pela composição, seria impossível que tivessem durado tanto tempo.

Você também verá que no meio das pedras há um pequeno espaço verde para passear e ver de perto a plantação. Verá ainda que dá para ver pegadas da Rainha Ginga nas pedras. De acordo com uma lenda local, a rainha tomava banho, e quando foi vista por soldados, saiu correndo e deixou suas pegadas nas pedras.

Experimente a culinária de Angola

A culinária de Luanda é bem peculiar e vale a pena experimentar. Ao invés de comer em um restaurante internacional ou em um fast food, embora dificilmente você encontre por lá, vale a pena experimentar algo totalmente diferente.

As refeições de Angola são muito saborosas e muito temperadas, todas elas bem apimentadas. A maioria dos pratos leva em sua composição milho, carne, tomate e alguns legumes.

Chás também são comuns, assim como bebidas à base de milho (essa é uma tradição mexicana, mas Angola também consome bastante milho).

Por fim, saiba que para visitar Angola é necessário tirar um visto! Ainda não tem o seu? É só clicar aqui para providenciar o mais rápido possível!