Se você chegou a essa busca, é bem provável que você venda pelo WhatsApp e tenha interesse em melhorar ou aumentar suas vendas por esse canal. Por isso, reunimos neste blog as melhores estratégias para potencializar suas vendas pelo WhatsApp.
Se você não sabe como vender pelo WhatsApp, pode visitar nosso artigo onde damos algumas dicas e recomendações, e depois voltar a este. Agora, vamos começar.
WhatsApp, realmente é um canal viável para vender?
Absolutamente! E se você não acredita em mim, deixe-me compartilhar essas estatísticas com você. De acordo com Statista, em 2020, o aplicativo experimentou um crescimento significativo de usuários, atingindo um total de dois bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, tornando-se o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Uau!
De fato, o WhatsApp tornou-se um canal promissor para empreendedores, empresários e, principalmente, consumidores, permitindo um relacionamento mais próximo por meio deste aplicativo.
E se você ainda tiver dúvidas, um estudo alemão revelou que 63% dos usuários usam o WhatsApp diariamente, dando a ele uma vantagem significativa sobre aplicativos como TikTok ou Instagram. Isso mesmo! Portanto, se você vende apenas por essas duas redes sociais mencionadas, considere adicionar o WhatsApp aos seus canais de vendas.
Mas, bem, se você quer saber quais são as estatísticas mais importantes sobre o WhatsApp, te oferecemos este artigo para se aprofundar no assunto.
Estratégias para vender usando o WhatsApp
Agora que você sabe por que continuar vendendo no WhatsApp com ajuda de um CRM WhatsApp é crucial e benéfico para o seu negócio, vamos às melhores estratégias para vender no WhatsApp.
C onfigurar sua conta do WhatsApp Business:
O uso do aplicativo WhatsApp Business traz diversos benefícios para você, mas entre os principais, ajuda a deixar seu negócio mais profissional diante de seus clientes e oferece ferramentas que a versão regular não possui, como marcadores de conversa, respostas rápidas, entre outros.
Prepare ofertas e cupons:
Atraia e fidelize seus clientes oferecendo vantagens exclusivas para compras pelo WhatsApp, como pré-venda de produtos, descontos sazonais, atualizações etc. Isso vai depender do produto ou serviço que você oferece.
Forneça conteúdo de qualidade para seus clientes:
NÃO FAÇA SPAM COM SEUS DESCONTOS OU PROMOÇÕES! Caso contrário, seus clientes vão pensar que você é intrusivo e irritante. Em vez disso, envie dicas sobre como usar seu produto, recomendações que eles podem aplicar para aproveitar ao máximo seu serviço e apoie-os quando solicitarem.
Aproveite todos os formatos multimídia oferecidos pelo WhatsApp:
A plataforma permite o upload de fotos, vídeos, áudios e agora os maravilhosos e divertidos stickers, que ajudam a criar um conteúdo dinâmico que atrai e convence a compra. Além disso, lembre-se de usar adesivos como complemento para dar um toque especial à sua mensagem.
Crie campanhas que direcionam seus leads direto para o WhatsApp:
Não se preocupe! Essas campanhas estão disponíveis no Facebook e Instagram, e você pode gerenciá-las através do Facebook Ads Manager. Criá-los é simples; você pode optar por promover um post já publicado ou criar alguns específicos para a campanha. Lembre-se de usar o botão CTA que direciona os leads para o WhatsApp, assim eles vão direto para o WhatsApp e não para o Messenger.
FATO: Há algum tempo, tive interesse em comprar em uma loja que encontrei por meio de um grupo no Facebook. No entanto, o processo de contato foi tedioso. Eu tive que encontrar o perfil pessoal do proprietário no Facebook, enviar uma mensagem para ela e ela me enviou o número de telefone e forneceu todas as informações sobre o produto. Todo o processo parecia longo e complicado, então decidi não comprar naquela loja. NÃO FAÇA ISSO! Direcione seus clientes direto para o número do WhatsApp da sua empresa e forneça informações de forma rápida e fácil.