Decoração de sala de jantar pequena integrada à cozinha

Vivemos em casas e apartamentos cada vez menores, o que exige criatividade na hora da decoração de sala de jantar
criatividade na hora da decoração de sala de jantar

6 ideias para aumentar a sensação de amplitude e deixar os ambientes mais aconchegantes, bonitos e práticos

Vivemos em casas e apartamentos cada vez menores, o que exige criatividade na hora da decoração de sala de jantar. Uma solução inteligente é integrar os ambientes, como a cozinha e a sala de jantar, dando várias funções ao espaço, mas sem se esquecer de que eles precisam ser, ao mesmo tempo, bonitos e aconchegantes.

Para aproveitar bem seus ambientes, você precisa de um bom projeto que leve em conta o uso que vai fazer deles, mas também o seu estilo pessoal. Afinal, na hora de escolher tudo para casa, o mais importante é que os móveis e objetos tenham a sua cara em cada cantinho.

Se inspirar em projetos que deram certo é sempre uma boa ideia. Além de beleza, eles costumam utilizar alguns truques de divisão de espaços que melhoram a sensação de amplitude, praticidade e o conforto. A seguir, algumas inspirações e dicas.

Continuidade nas cores

Investir em cores parecidas (iguais ou no mesmo tom) para os dois ambientes é uma das formas mais eficientes de fazer com que a decoração entre eles “converse”, uma regra básica para qualquer projeto integrado. Você pode fazer isso com as paredes e também com os móveis escolhidos. 

Colocar o mesmo piso nos dois ambientes também funciona para dar a eles uma sensação de continuidade que também traga a sensação de amplitude. Como um dos cômodos é a cozinha, é importante que o material seja lavável.

O truque da bancada

A bancada é um item muito útil em uma cozinha: serve para cozinhar, para fazer as refeições, para apoiar copos e petiscos e também para facilitar a divisão de ambientes integrados. 

Se a cozinha for muito pequena, a própria bancada pode servir até mesmo de mesa de jantar. Bancos e cadeiras podem ser acomodados embaixo da própria bancada quando não estiverem sendo usados, para garantir a circulação.

Coifa é necessidade

Ter uma coifa ou depurador é recomendado em qualquer cozinha, ainda mais se ela for pequena. Mas, se ela será integrada com a sala, é obrigatório. Assim você evita que outras superfícies, como a mesa de jantar ou cadeiras estofadas fiquem engorduradas, ou com cheiro de comida.

Utensílios à mostra

Em ambientes reduzidos, pode não sobrar muito espaço para objetos decorativos. Mas isso não quer dizer que a decoração de uma sala de jantar não seja necessária. Uma dica é investir em móveis e utensílios com design bonito e que possam ser deixados à mostra. Colheres, panelas e canecas penduradas são outra ideia.

Montar um bar também é uma boa dica de decoração para salas de jantar integradas. Pode ser uma prateleira, carrinho ou raque com bebidas variadas e uma bandeja elegante com taças e copos. Bonito e funcional.

Iluminação dá o tom

A iluminação é um importante elemento de decoração que deve ser explorado com sabedoria em ambientes integrados. As lâmpadas precisam passar a mesma linguagem visual. Elas podem ser do mesmo tom, pendendo para o mais amarelado na sala de jantar, o que ajuda a dar uma sensação de aconchego.

As luminárias são objetos decorativos. Elas podem ser instaladas em cima da bancada, por exemplo. Uma lâmpada pendente em cima da mesa de jantar fica estilosa e pode ser outra forma inteligente de demarcar o ambiente. 

Olhando para a parede da pia

A parede da pia, especialmente se ela fica no meio da cozinha, é o lugar para onde o olhar vai ser direcionado na maioria dos ambientes, portanto, estratégico para a decoração. Pode ser interessante investir em azulejos, pastilhas e até uma pintura diferente com desenhos. Mas o estilo deve conversar com o da sala.