Como proteger a casa quando for viajar

Casa protegida
Casa protegida

Férias chegando, malas prontas, passagens em mãos,  agora é viajar e relaxar, certo? Errado. Para relaxar é preciso saber como proteger a casa quando for viajar. E para isso, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente, se a casa for ficar vazia por muitos dias.

O fato é que as férias não combinam com preocupação. Por isso, para poder descansar e se divertir, em paz e despreocupado, é preciso investir em alguns cuidados, justamente, para evitar transtornos e aborrecimentos ao retornar para casa.

Com as férias chegando é importante conferir abaixo algumas dicas de  como proteger a casa quando for viajar:

Luzes e eletrônicos

Primeiramente, além de saber  como proteger a casa quando for viajar é importante ter alguns cuidados com seus eletrodomésticos para evitar qualquer acidente. Não deixe luzes acesas durante sua viagem, pois isso pode chamar a atenção durante o dia, sendo um sinal de ausência de pessoas na casa.

Uma outra dica de  como proteger a casa quando for viajar, caso seja possível, é instalar temporizadores em algumas luzes da casa, já que podem ser programados para acenderem e apagarem automaticamente, em um determinado intervalo de tempo, por exemplo, programar para que acendam no início da noite e apaguem antes de amanhecer.

Se certifique de retirar da tomada todos os aparelhos eletrônicos, para evitar que sejam danificados no caso de sobrecarga elétrica, podendo até causar incêndios.

Procure não deixar itens na geladeira, para poder desligá-la, tanto para economizar ou causar danos é mesma no caso de uma queda de energia prolongada, evitar que os alimentos estraguem e espalhem mal cheiro pela casa. Antes de sair, deixe a geladeira no mínimo de refrigeração para poupar energia elétrica.

Desligue a campainha para que a mesma tocando sem que alguém atenda, seja um atestado de que não há ninguém na residência.  E desligando a campainha não há o risco de ouvirem seu toque, ou seja, ninguém terá certeza se tem, ou não, alguém em casa.

Cuidados com o gás

Seu gás é de botijão? Então, ainda antes de pegar a estrada, certifique-se de fechar o registro de gás de cozinha para evitar possíveis vazamentos. No caso de ser aquecedor, também é preciso desligá-lo. Enfim, é muito importante desligar o registro do gás antes de sair de férias.

Amigos e vizinhos

Todo cuidado é pouco, também, com o que é informado e mostrado nas redes sociais, pois pessoas mal intencionadas podem ver e aproveitar esse momento para entrar em sua residência.

Por isso, mais uma dica de  como proteger a casa quando for viajar e que não conte a estranhos, só aos mais próximos, que vai viajar. Até mesmo vizinhos com quem você mantém boa relação podem, até sem maldade, comentar com outro vizinho e a notícia se espalhar, chegando ao conhecimento de pessoas erradas.

Por outro lado, informa a um vizinho mais chegado, parentes ou amigos próximos sobre a viagem, deixando seu telefone de contato, caso aconteça algum imprevisto, e até vale deixar uma cópia das chaves com alguém de confiança, principalmente, se a viagem for por um período mais longo, para que recolha a correspondência, revistas e jornais (aliás, vale cancelar ou só suspender a entrega durante sua ausência), evitando que o acúmulo indique que a casa está vazia.

Como proteger a casa quando for viajar com trancas e cadeados

Também merecem muita atenção as trancas e cadeados. Nesse sentido, jamais deixe o portão fechado com um cadeado para o lado de fora, isso só serve para passar o recado errado ao ladrão, ou seja, de que não há ninguém em casa. 

E antes de sair, procure checar as janelas e as portas, verifique se estão bem fechadas, com trincos e fechaduras.

Procure não deixar dinheiro ou joias em casa, vale até alugar um cofre em um banco por um período para garantir a segurança desses itens

E a última dica de  como proteger a casa quando for viajar e para fechar bem todas as cortinas e persianas, para que se alguém estiver observando, não consiga ter certeza se há, ou não, alguém em casa.

Também se certifique de fechar muito bem os registros de água e gás.

E, pronto, certamente, tomando todos esses cuidados, se não evitar completamente uma possível entrada de estranhos na casa, ao menos, vai dificultar, e muito, o acesso.

Férias chegando então fique de cabeça fresca

Agora sim, é possível fazer uma viagem mais tranquila, poder relaxar sem ficar o tempo todo preocupado com a sua casa e evitando sustos ao retornar. 

Como podemos ver, são dicas de como proteger a casa quando for viajar simples, mas que podem fazer toda a diferença para a sua segurança e da sua família.

Mas quando o assunto é segurança temos que ficar alertas. Com suas férias chegando prepare tudo antes e curta seus dias com tranquilidade.