Noruega mapa

Mapa Das Regiões Da Noruega

A Noruega é um país do norte da Europa que cobre uma área de 385.207 km2 na Península Escandinava. Conforme observado no mapa físico da Noruega, o país é altamente montanhoso e possui um litoral fortemente recortado. 

Antes do fim da última era glacial, cerca de 10.000 anos atrás, a Noruega estava coberta por uma espessa camada de gelo. Quando esse gelo finalmente recuou ( ou derreteu ), seu movimento pela terra formou ilhas, lagos, rios e montanhas. Também esculpiu vales profundos que se encheram de água do mar formando os fiordes da Noruega.

A Noruega é uma terra acidentada de planaltos elevados, vales florestais profundos e algumas geleiras remanescentes da era do gelo, incluindo Folgefonna, Hardangerjokulen e Jostedalsbreen – a maior geleira da massa continental da Europa.

A Noruega é um dos países mais montanhosos da Europa e domina de norte a sul pelas muitas cadeias de montanhas escandinavas, conforme observado no mapa acima.

Sua costa ocidental com arestas dentadas é uma extensão irregular de ( mais de 50.000 ) ilhas e dezenas de fiordes longos e profundamente recortados; os mais significativos incluem Baknafjord, Geirangerfjord, Hardangerfjord, Moldefjord, Sognefjord, Trondheimfjord e Vestfjord.

No extremo nordeste acima do Círculo Polar Ártico, a tundra ártica congelada domina a paisagem, de Vardo, sul e oeste. Esta tundra recebe pouca precipitação e tem uma estação de crescimento muito curta, por isso é geralmente uma planície sem árvores de arbustos baixos e gramíneas saudáveis.

Um planalto centro-sul desce para o Trondelag, uma área agrícola montanhosa e montanhosa com faixas de terra fértil nas margens do Fiorde de Trondheim. Terras baixas adicionais são encontradas no sudeste e ao longo de partes da costa sul.

Existem supostamente mais de 150.000  lagos (contados)  , a maioria bem pequenos, sendo o maior o Lago Mjosa. 

Rios significativos incluem o Glama, o mais longo do país, e o Dramselva, o Lagen ( dois deles ) e o Tana, no extremo norte.

O ponto mais alto da Noruega (marcado no mapa por um triângulo amarelo) é Galdhøpiggen, com 2.469 m (8.100 pés). O ponto mais baixo é o nível do mar na costa.

Mapa Das Regiões Da Noruega

Mapa Das Regiões Da Noruega
Mapa Das Regiões Da Noruega

A Noruega está dividida em 11 regiões administrativas ou condados. Em ordem alfabética, as regiões são: Agder, Innlandet, More og Romsdal, Nordland, Oslo, Rogaland, Troms og Finnmark, Trondelag, Vestfold og Telemark, Vestlandet e Viken. Esses municípios são subdivididos em 356 municípios.

[Estas novas divisões foram reorganizadas e implementadas pelo Storting norueguês (Parlamento), com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2020 ]

Localizada no noroeste de Oslofjord e cercada por colinas arborizadas, Oslo – a capital, a maior e mais populosa cidade da Noruega. É o centro administrativo, cultural, industrial e econômico do país. Oslo é também uma importante indústria marítima e centro comercial na Europa.

Onde Fica A Noruega?

A Noruega é um país do norte da Europa localizado na metade ocidental da Península Escandinava. Está geograficamente posicionado nos hemisférios norte e leste da Terra. A Noruega compartilha fronteiras terrestres com a Suécia, Finlândia e Rússia a leste e um extenso litoral voltado para o Oceano Atlântico Norte a oeste. É limitado pelo Mar de Barents ao norte, pelo Mar da Noruega e pelo Mar do Norte a oeste e pelo Skagerrak (Estreito de Skager) ao sul.

Mapas Regionais : Mapa da Europa

Noruega mapa

Mapa da Noruega
Mapa da Noruega

Principais Fatos

Nome legalReino da Noruega
Bandeira
CapitalOslo
59 55 N, 10 45 E
Área total323.802,00km _
Área de pouso304.282,00 km
Área de Água19.520,00 km
População5,347,896
A maior cidadeOslo (1.041.378)
MoedaCoroa norueguesa (NOK)
PIBUS$ 403,34 bilhões
PIB per capita$75,419.63

Esta página foi atualizada pela última vez em 24 de fevereiro de 2021

Mapa da Noruega e imagem de satélite

Mapa da Noruega e imagem de satélite
Mapa da Noruega e imagem de satélite

Mapa Político da Noruega: O mapa mostra a Noruega e os países vizinhos com fronteiras internacionais, a capital nacional Oslo, capitais das províncias, principais cidades, estradas principais, ferrovias e aeroportos principais.

Você é livre para usar o mapa acima para fins educacionais (uso justo), consulte o Projeto Online das Nações.

Mais sobre a Noruega mapa

Mapa Político da Noruega
Mapa Político da Noruega


Imagem de satélite da Noruega continental e da maior parte da Península Escandinava no inverno.
Imagem: NASA

As maiores cidades da Noruega Asprincipais cidades (classificadas por população) são

Oslo é a capital nacional, a maior cidade e principal porto da Noruega. Oslo foi fundada no século 11; a cidade era conhecida como Christiania (ou Kristiania) de 1624 a 1924.

Bergen é um porto marítimo no sudoeste da Noruega e um centro da indústria pesqueira. A cidade foi uma das antigas capitais do país e uma cidade da Liga Hanseática.

Trondheim é um importante centro regional na costa da parte centro-oeste do país. A cidade foi a primeira capital da Noruega; era conhecido nos tempos medievais pelo nome Nidaros.

Stavangeré conhecida como a “Capital do Petróleo da Noruega”; é o centro administrativo do condado de Rogaland, combinado com a cidade de Sandnes, ocupa o 3º lugar na Noruega por população/conurbação.

Kristiansand é um porto e maior cidade no sul da Noruega (pop. 88.600),

Fredrikstad é um porto no Skagerrak no condado de Østfold, abrangendo o rio Glomma. A cidade tem uma população de 80.200.

Tromsø é uma cidade universitária na ilha de Tromsøya; é a maior área urbana no norte da Noruega com uma população de 73.500.

Drammen é um porto e um importante centro ferroviário localizado em Drammensfjord, no condado de Buskerud (pop. 62.600). A cidade é o principal porto de importação de automóveis do país e o centro de uma das regiões urbanas que mais crescem na Noruega.

Skien é uma cidade portuária no condado de Telemark (pop. 54.000) e uma das cidades mais antigas da Noruega; foi o berço do dramaturgo norueguês do século XIX Henrik Ibsen.

Geografia da Noruega
Durante o Pleistoceno (a última era glacial) o norte da Europa foi coberto pelo manto de gelo escandinavo, o movimento do manto de gelo de tamanho continental esculpiu vales profundos, varreu e esfolou a superfície da região, erodiu montanhas e tornou o resto da a paisagem plana. A Escandinávia ainda está ‘se recuperando’ do enorme peso do gelo, crescendo no mar vários milímetros por ano.O derretimento do gelo deixou para trás uma quantidade considerável de água. A Noruega tem pelo menos 450.000 lagos de água doce, os restos do derretimento do gelo e da erosão glacial criaram quase todos eles.Os lagos da Noruega vêm em todas as formas e tamanhos, além dos fiordes (entradas de água salgada e lagos de água doce longos e estreitos), há Sjøs e Mjøs (grandes lagos), Vatn e Tjerns (lagos e tarns menores). Os maiores lagos da Noruega são o lago 

Mjøsa , com 117 km de comprimento, o 

Røssvatnet , um lago e reservatório; 

o Femund , com 60 km de comprimento e 9 km de largura , é o segundo maior lago natural da Noruega.Os principais rios da Noruega são o 

Glomma , o maior e mais longo rio do país (600 km (373 mi)), o 

Pasvikelva (uma saída do Lago Inari, Finlândia), 

Numedalslågen , um rio de 250 km de comprimento no sul da Noruega, e o 

Gudbrandsdalslågen , uma saída do lago Lesjaskogsvatnet.A Noruega raramente tem terras cultivadas (3,3%), mais de um terço da Noruega é florestada (38%), principalmente florestas decíduas no sul e florestas de coníferas boreais na Noruega Central; o território setentrional do país é coberto por extensas florestas de coníferas de taiga.