Saiba como conservar e limpar seus eletrodomésticos

conservar e limpar seus eletrodomésticos
conservar e limpar seus eletrodomésticos

Descubra neste artigo como conservar e limpar seus eletrodomésticos e o que levar em consideração na hora de escolher o produto mais apropriado para a limpeza dos itens.

Manter a limpeza da casa em dia não é uma tarefa fácil, e conciliar a vida profissional com a organização do ambiente pode ser um desafio. O assunto fica ainda mais complicado quando falamos de eletrodomésticos e como fazer a limpeza deles.

O primeiro passo é escolher eletrodomésticos de qualidade, para que a vida útil do produto seja maior. Além disso, escolher os produtos certos ajuda na hora da limpeza. Abaixo você aprende a manter seus eletrodomésticos limpos e descobre quais produtos usar.

Como limpar a geladeira

A geladeira pode assustar alguns na hora da limpeza, mas é essencial manter a higiene desse item, para evitar o acúmulo de bactérias na sua comida. Para limpar a sua geladeira, você vai precisar de um pano juntamente com um balde contendo 1 litro de água morna com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Antes de fazer a limpeza, desligue a geladeira para que ela possa fazer o degelo.

Como limpar a máquina de lavar 

Um dos eletrodomésticos que mais acumula bactérias e microrganismos é a máquina de lavar. Por isso, fazer a limpeza é essencial para a vida útil do produto e das suas roupas. Hoje em dia, alguns modelos já vêm com essa função de autolimpeza, mas, se esse não é o seu caso, temos a solução. 

Na parte da máquina reservada para o sabão em pó, coloque uma quantidade de desinfetante, e deixe que a sua máquina faça todo o processo de lavagem e pronto. Não descarte a água que sair, use para limpar a calçada ou o carro.

Como limpar o fogão

A limpeza de um fogão deve ser diária, afinal, trata-se de um dos itens mais usados em uma casa. Para limpá-lo, é necessário tirar todas as peças móveis do fogão, em seguida você pode utilizar um produto próprio para isso ou fazer uma mistura caseira, que consiste em uma mistura de água, vinagre branco, limão e bicarbonato de sódio. Use sempre uma esponja antiaderente, para não riscar as peças.

Como limpar o micro-ondas

O micro-ondas é um grande aliado, principalmente daqueles que moram sozinhos, por isso mantê-lo limpo é superimportante. Para limpar, retire o prato e lave-o com uma esponja e detergente neutro, a parte interna do micro-ondas deve ser limpa com um pano úmido. Na parte externa, utilize um pano seco levemente umedecido.

Leia também:

Como escolher o produto certo para limpeza

Analise o tipo de superfície 

Um ponto importante é saber em que superfície você vai aplicar o produto, para que não prejudique o seu eletrodoméstico. Se engana quem acha que é permitido o mesmo produto em todos os itens. Fogões, micro-ondas e geladeiras tendem a ter mais gordura, por ficarem na cozinha, por isso escolha produtos desengordurantes e panos macios para a limpeza.

Caso o seu eletrodoméstico seja de inox, utilize um produto próprio para esse tipo de superfície, assim você mantém o brilho da sua peça sem danificá-la.

Não utilize produtos abrasivos

Sempre que comprar os produtos de limpeza olhe as suas especificações, alguns podem ter substâncias abrasivas, que podem danificar o seu eletrodoméstico. Além disso, escolha produtos de qualidade ou faça soluções caseiras, que não prejudiquem as peças. 

Também é importante saber se o que você está comprando não está afetando outras categorias. Procure produtos que não sejam testados em animais, que sejam hipoalergênicos, que não contenham substâncias agressivas para o seu eletrodoméstico e que não tragam problemas até mesmo para a sua saúde.

en_USEnglish