O que e cinematografia? Definir e orientar para o cameraman

cinematografia
cinematografia

É interessante no cinema, vai ser deparou com o termo cinematografia antes. Mas o que exatamente é tão incluído? Qual é a profissão associada? E o que você precisa saber se quiser pegá-lo? Eu respondo essas e outras perguntas neste artigo. Quer saber como é feito um filmes e como contar uma história com imagens? Então leia agora!

O que é cinematografia?

Um aspecto central da arte cinematográfica é o chamado “ storytelling ”. Essa tarefa que utiliza conhecimentos de fotografia e videografia é chamada de cinematografia. Não se trata apenas de documentar eventos, mas do processo criativo e artístico. No entanto, o termo não é usado apenas em conexão com entretenimento e arte. A cinematografia também é usada nos campos científico e econômico e nos meios de comunicação de massa.

O especialista em cinematografia é chamado de cameraman ou camerawoman. Para trabalhar com sucesso como tal, você precisa não apenas de um grande talento para seu próprio estilo de contar histórias, mas também de conhecimento de fotografia profissional. Você também deve estar familiarizado com o processamento de imagens, organização, gerenciamento, etc. para alcançar o resultado desejado. Os cineastas gostam de investir em cinematografia de alta qualidade, especialmente se o filme for lançado em uma tela de cinema. Como a cinematografia pode ser poderosa , você entenderá imediatamente quando assistir a este vídeo:

O que faz um cinegrafista?

A tarefa do cinegrafista, também conhecido como Diretor de Fotografia (DP), é principalmente o design de imagem na produção de um filme ou programa de TV. Ele é responsável por todos os elementos visuais, como iluminação, composição, coloração, trabalho de câmera, etc. A perspectiva da câmera , o tamanho do cenário e a tecnologia da câmera de uma cena estão, portanto, no poder de decisão do cinegrafista.

Na maioria das vezes, o diretor dá uma ideia aproximada de como ele visualiza uma cena. Cabe então ao cinegrafista implementar essas ideias da melhor maneira possível. Ele geralmente tem muitas liberdades artísticas. O diretor também pode fazer especificações mais precisas. Assim como na fotografia profissional, o perfil profissional do cameraman/ camerawoman não está claramente definido. 

Torne-se um cinegrafista: o que está reservado para você?

Você está interessado neste trabalho? Em seguida, gostaria de aproximá-los de algumas das áreas de responsabilidade dos cinegrafistas:

1 Configuração e perspectiva da câmera

O cinegrafista decide a posição da câmera em um determinado plano. A proximidade e o ângulo da câmera para o assunto, mas também o modelo da câmera e as lentes são cruciais para o impacto da foto. Fatores igualmente importantes são definir a resolução, amostragem de cores e abertura ao trabalhar com luz e perspectiva. Não só a qualidade da imagem, mas também o suporte visual do enredo são cruciais.

2 composição

O cinegrafista é responsável pela composição visual de uma cena. Ele decide como os elementos são organizados na tomada. O quadro externo da cena também pode parecer diferente – quanto menos visível ao redor do assunto, mais misteriosa a situação parece. O quadro também pode mostrar que o sujeito sabe menos sobre o enredo do que o espectador. Dessa forma, a composição visual influencia a história e seu impacto externo.

3 movimento da câmera

O manuseio da câmera também desempenha um papel importante no impacto do filme. Por exemplo, em cenas de alta energia, o diretor de fotografia seguiria o movimento da ação. Em momentos de silêncio, por outro lado, ele prefere manter a câmera parada e, assim, aumentar a intensidade da situação.

4 coordenação

Claro, um cinegrafista tem que coordenar com os outros membros da equipe de filmagem, por exemplo, com o batedor de locações . Juntos, eles encontram locais e ângulos de câmera adequados para a filmagem. O cinegrafista sempre consulta o diretor e adapta as tomadas planejadas aos seus desejos.

iluminação

Já lhe ocorreu que os thrillers costumam passar com pouca luz, enquanto as comédias são iluminadas?

A iluminação é um fator importante para definir o clima de um filme, mesmo que muitas pessoas não estejam cientes disso. A iluminação high-key é frequentemente usada para retratar situações felizes e descontraídas. É mais provável que você encontre iluminação discreta em cenas misteriosas e opressivas. Como diretor de fotografia, você precisa ser um especialista em luz artificial e natural. Você também precisa estar familiarizado com contraste, profundidade e forma.

Os cinegrafistas, sobretudo o técnico de iluminação chefe , são responsáveis ​​pelo projeto de iluminação de todo o filme.

5 Quais câmeras e lentes um diretor de fotografia usa?

Como cinegrafista, você é responsável por escolher o equipamento certo. Isso significa que você precisa decidir se deseja usar uma câmera analógica ou digital e quais lentes deseja usar. A configuração da câmera e qualquer equipamento adicional que possa ser necessário também depende de você.

 que deve ser considerado?

  • Só porque um filme tem um grande orçamento não significa necessariamente que o dinheiro pode ser gasto em uma câmera cara.
  • A quantidade de acessórios necessários, o custo da configuração da iluminação e muitos outros fatores também devem ser levados em consideração.
  • O argumento mais importante ao escolher o equipamento deve ser que ele possa apoiar a narrativa da melhor maneira possível. Mesmo os blockbusters às vezes usam equipamentos baratos se servirem para a história.

Analógico ou digital?

A escolha de uma câmera analógica ou digital depende do estilo óptico que você deseja. Uma câmera de filme clássica enfatiza granulação e textura. Uma câmera digital fornece uma imagem mais clara. A câmera digital também tem a vantagem de poder filmar com uma abertura maior. Ele também suporta vários formatos de arquivo, o que pode ser útil no pós-processamento.

lentes

As lentes principais são usadas principalmente em cinematografia . Essas lentes têm uma distância focal fixa e oferecem resultados muito melhores do que as lentes de zoom.

Os diretores de fotografia usam lentes de 21-28 mm para tomadas longas, 50 mm para fotos médias e 85-105 mm para fotos de retrato. Um dos suportes de lente mais usados ​​em produções independentes é o Canon EF-mount .

Tornando-se um cinegrafista: dicas práticas

Desenvolva abordagens criativas

Métodos criativos e incomuns estão definitivamente em demanda na cinematografia. Com flexibilidade e imaginação, você pode não apenas implementar as ideias dos diretores, mas também desenvolver seu próprio estilo.

Além de ser espontâneo, você também precisa ser bem organizado e, muitas vezes, planejar suas fotos com bastante antecedência. Um bom exemplo disso é o filme de fantasia ” Barry Lyndon “ (1975) de Stanley Kubrick.

O diretor de fotografia John Alcott tinha na cabeça filmar todo o filme usando apenas luz natural. Mesmo para as cenas internas, ele só queria usar a luz de velas. Ele até teve que emprestar lentes especiais da NASA para isso.

A serviço da história

Sim, a cinematografia é uma arte e convida você a desenvolver constantemente seu próprio estilo. No entanto, você sempre tem que subordinar suas ideias criativas à história. Se a história do filme não for bem contada, mesmo os efeitos mais fantásticos não ajudarão. O aspecto visual do filme deve sempre ter como objetivo tornar o filme como um todo melhor.

Não há nada pior do que um cenário ou iluminação ostentoso que chama a atenção de todos e faz você pensar: “Oh, uau, isso é espetacular.” Ou um movimento bombástico de guindaste ou algo assim. Se isso não está relacionado ao filme, você está fora de contexto, pensando em coisas externas e perdendo o contato com os personagens e o enredo.”

  • – Roger Deakins, famoso diretor de fotografia –

gerenciamento de tempo

A rapidez com que uma cena pode ser filmada também depende da habilidade dos cinegrafistas.
A rapidez com que uma cena pode ser filmada também depende da habilidade dos cinegrafistas.

A cinematografia pode ser um trabalho estressante e exigente. Você está constantemente em contato com os vários chefes de departamento e tem que satisfazer a todos. O diretor confia em você para concluir todas as tarefas no prazo e, claro, terminar o filme inteiro no prazo. Você sentirá que nunca tem tempo (e dinheiro) suficiente. Portanto, é muito importante ter uma visão clara de todas as tarefas desde o início. Planeje cuidadosamente cada passo, desde o orçamento até as configurações e a iluminação, antes de começar a fotografar.

roteiro

Conhecer o roteiro por dentro e por fora é essencial para a criatividade e espontaneidade que você precisa como diretor de fotografia. Isso não apenas economiza tempo, mas também oferece flexibilidade para fazer sugestões valiosas espontaneamente.

engrenagem

Para fazer um bom filme, você não precisa necessariamente do equipamento mais moderno e extravagante. Mas você deve saber exatamente qual equipamento pode usar para atingir seus objetivos criativos e técnicos.

modelos a seguir

Até os cineastas mais lendários aprenderam com as lendas que os antecederam. Todo cinegrafista cria suas próprias experiências valiosas e pode passá-las para a próxima geração. Assim, as técnicas de cinematografia estão em constante evolução.

Por exemplo, Orson Welles, criador do famoso filme Cidadão Kane, via John Ford como seu ídolo cinematográfico. Ele havia inventado importantes técnicas de iluminação e câmera, como o efeito claro -escuro e alguns dispositivos estilísticos do gênero ocidental. Welles adotou as técnicas de Ford e as usou para desenvolver suas próprias inovações.

O filme Cidadão Kane prospera no jogo com luz e sombra - aqui você pode ver o efeito claro-escuro. (@Watch Meet Make, Youtube)
O filme Cidadão Kane prospera no jogo com luz e sombra – aqui você pode ver o efeito claro-escuro. (@Watch Meet Make, Youtube)

testes de câmera

Para que tudo corra bem durante a filmagem, é muito importante realizar alguns testes antes. Você pode usar modelos e gráficos de cores para isso, por exemplo. Seu equipamento também deve estar funcional e bem conservado antes do início das filmagens.

localização

O local de filmagem e as condições climáticas têm um grande impacto na qualidade do filme
O local de filmagem e as condições climáticas têm um grande impacto na qualidade do filme

A localização certa é crucial para a qualidade do filme. Não sem importância são as condições de luz e clima no momento da gravação. Claro que você não pode prevê-los 100%, mas você deve levá-los em consideração na medida do possível. Um local adequado significa menos tempo e esforço para cinegrafistas e equipe.

pós-produção

O caminho mais seguro para o sucesso é chegar o mais próximo possível do resultado desejado durante o processo de filmagem. Você pode conseguir muito no pós-processamento, mas também não pode fazer milagres. Além disso, custa muito tempo e dinheiro. Um bom diretor de fotografia usa localização, iluminação e outras técnicas de filmagem para obter um bom resultado imediatamente.

Torne-se um cameraman – como funciona?

Fazer carreira no cinema não é fácil. Assim como na fotografia, não existe apenas um caminho para uma carreira . O treinamento em cinema analógico ou digital pode ser muito útil para obter uma boa visão geral de todo o campo. Você também pode usá-lo para ensinar mais tarde. As seguintes oportunidades de treinamento estão disponíveis na Alemanha:

  1. Treinamento como assistente de câmera (3,5 – 6 meses)
  2. Com base nisso, treinamento adicional como cinegrafista/mulher
  3. Possivelmente exame para gerente de admissões
  4. Estudos em câmeras de cinema e televisão ou tecnologia de áudio e vídeo

Depois de concluir seu treinamento, você deve aprofundar sua experiência prática no set de filmagem. Você geralmente começa lá como assistente e pode progredir lentamente.

Muitos diretores de fotografia trabalham em filmes independentes no início de suas carreiras e depois dão o passo para a cinematografia profissional . Mesmo pequenas produções teatrais podem ajudá-lo a desenvolver suas habilidades e fazer contatos importantes. Para isso, você também deve participar de exibições de filmes, eventos de tapete vermelho, seminários, etc. As revistas comerciais também ajudam você a se manter atualizado com os desenvolvimentos em seu campo.

Entrada no vocabulário

Você provavelmente já se deparou com alguns termos da indústria cinematográfica que você não entendeu nada. Não é à toa: o vocabulário é especial e muito extenso. Para que isso não atrapalhe sua entrada como cinegrafista, aqui estão algumas das expressões mais importantes.

unidades

  • Shot
    Shots são as menores unidades de um filme. Eles são separados uns dos outros por cortes ou transições. Um filme narrativo contém milhares de planos.
  • Cena
    O conjunto de tomadas em um determinado período de tempo é chamado de cena. Com a mudança de local, uma nova cena se inicia. Uma cena sempre consiste em um começo, meio e fim.
  • Sequência
    A próxima maior unidade é a sequência. Uma sequência consiste em várias cenas e tem início, meio e fim. A sequência pode se estender por várias mudanças de localização. Um filme narrativo contém cerca de 20 sequências.

configuração de tamanhos

Plano geralDisparo amplo é a configuração com o ângulo de disparo mais amplo. Serve para mostrar os sujeitos em seu entorno e classificá-los geograficamente. Também é usado quando dois locais diferentes devem ser visíveis em uma foto.
vista aéreaA visão panorâmica também usa um amplo ângulo de visão, mas é filmada de cima. Em tal cenário, as estruturas geralmente se formam a partir de uma cena. A visão aérea é frequentemente usada no início de um filme.
Tiro longoO plano geral retrata o espaço de ação, mas mantém distância suficiente para evitar uma conexão emocional com o assunto. O espectador se sente parte da cena, como se estivesse observando a ação à distância.
Meio tiro pertoO close-up médio é usado principalmente para mostrar ações e diálogos dentro de pequenos grupos. Os gestos dos personagens são reconhecíveis, mas o espectador não está perto o suficiente para perceber as emoções. A maioria das figuras pode ser vista da cintura para cima.
fechar-seNo close-up, o rosto de uma pessoa é reconhecível, de modo que o foco da foto está nas emoções.
tiro de detalheEm um close-up, apenas partes do rosto, mãos ou um objeto são vistos extremamente próximos. Esta configuração é usada para intensificar uma cena.
mão em velas cinematografia profissional
mão em velas cinematografia profissional

Em um close-up, apenas trechos da ação são visíveis.

trabalho de câmera

cantando

Fala-se de inclinação quando a câmera é inclinada para um lado de tal forma que o solo não é mais paralelo ao horizonte. O canting cria uma sensação de instabilidade e insegurança.

Tiro por cima do ombro

Essa configuração é mais comumente usada quando um personagem está falando ou olhando para outro personagem. A cabeça e os ombros são então visíveis por trás fora de foco . A pessoa ou objeto que o personagem está olhando está em foco.

Pan Vertical

Como o nome sugere, a câmera é movida aqui de cima para baixo ou de baixo para cima. Esta panorâmica é muitas vezes combinada com um movimento correspondente do assunto. É frequentemente usado como uma cena de abertura no início de um filme ou para revelar algo novo no final de uma cena.

Pan Horizontal

Esta panorâmica é usada para enfatizar o movimento horizontal do assunto ou para mostrar os arredores.

ampliação

O zoom é usado para aumentar o foco em um assunto específico. Esta técnica está sendo constantemente desenvolvida para parecer o mais natural possível.

Combo de passeio de zoom

Aqui, a câmera é movida em direção ao assunto no dolly enquanto diminui o zoom. Isso também é possível na direção oposta.

caminhão de guindaste

Com esta técnica, a câmera é movida para cima ou para baixo em um braço de guindaste. Hoje em dia, os drones também são usados ​​para isso.

dirigir

O dolly segue o movimento do sujeito. Isso torna a gravação mais animada.

câmera subjetiva

Aqui a câmera é acoplada diretamente ao assunto e mostra a ação de sua perspectiva pessoal. Isso envolve o espectador diretamente.

cinegrafista de trabalho dos sonhos

Mais uma vez, a coisa mais importante sobre a cinematografia em resumo:

  • Cinematografia refere-se ao manuseio da câmera no filme. Ela valoriza a narrativa e os aspectos artísticos e técnicos das filmagens.
  • O especialista em cinematografia é chamado de cinegrafista/mulher. Existem várias opções de treinamento para este trabalho.
  • Cameraman é um trabalho excitante e muito variado que requer criatividade, mas também talento organizacional e know-how técnico.
  • Como cinegrafista, você tem responsabilidade direta pelo sucesso de um filme e está intimamente envolvido no processo artístico.

Espero ter sido capaz de lhe dar uma visão sobre o excitante mundo da cinematografia com este artigo. Talvez você até tenha o desejo de se tornar um cinegrafista? Congratulo-me com seus comentários e idéias sobre este tópico nos comentários!