Parque Eólico da Noruega pode fechar – porque está ventando demais

AA0BF97D-2E33-4643-914C-911EB9AA6581-768x432
AA0BF97D-2E33-4643-914C-911EB9AA6581-768x432

Partes de turbinas eólicas caíram em ventos fortes no norte da Noruega. O governo norueguês ameaçou fechar o parque eólico a menos que melhorias sejam feitas.

A Noruega não é estranha às energias renováveis. Apesar do boom econômico do petróleo e do gás, grande parte do uso doméstico de energia do país vem da energia hidrelétrica. Nos últimos anos, mais turbinas eólicas surgiram em todo o país.

AA0BF97D-2E33-4643-914C-911EB9AA6581-768×432

Mas tem havido problemas. A oposição local atrasou ou até interrompeu muitos projetos. Agora, problemas técnicos em um grande parque eólico no norte da Noruega ameaçam seu fechamento.

Desde 2020, pelo menos sete objetos das turbinas eólicas do parque eólico de Ånstadblåheia, perto de Sortland, caíram no chão com ventos fortes. A Direção Norueguesa de Água e Energia (NVE) está levando a situação a sério.

De fato, a NVE notificou formalmente que a instalação será fechada se não puder ser reparada até 10 de outubro. “Gravamos repetidos objetos caindo das turbinas ligados a ventos fortes. Isso não deveria acontecer”, disse a gerente de seção da NVE, Anne Johanne Kråkenes, à NRK .

Um local muito ventoso

As 14 turbinas da usina eólica Ånstadblåheia estão localizadas no topo de uma colina no município de Sortland, parte das ilhas Vesterålen .

O arquipélago do norte é conhecido como um lugar muito ventoso, então, em teoria, as turbinas eólicas são a solução ideal para energia sustentável.

“O clima e o vento em Vesterålen são provavelmente uma das coisas mais difíceis às quais você pode submeter esse maquinário”, disse um porta-voz da usina à NRK.

Em condições normais de operação, Ånstadblåheia produz cerca de 140-150 gigawatts-hora de eletricidade por ano. Isso corresponde ao consumo anual de energia de cerca de 7.500 lares noruegueses.

Uma situação inusitada

Qualquer usina eólica localizada na costa do norte da Noruega deve ser projetada para resistir a ventos fortes e clima severo.

norwegian-wind-turbine

No entanto, ventos fortes e queda de gelo fizeram com que a cobertura, painéis e outras partes caíssem no chão. Isso representa um perigo evidente para as pessoas e animais locais.

A NVE descreveu a situação como “incomum” e algo que eles não viram em outras usinas eólicas semelhantes. “Fizeram algumas melhorias. Mas notamos que incidentes indesejados ainda ocorrem”, disse Kråkenes.

Os técnicos estão agora ocupados instalando novas coberturas na usina eólica. Mas é a última chance para o parque eólico. Muitos moradores não ficariam desapontados ao ver seu fechamento.

Moradores insatisfeitos

O editor do jornal local , Morten Berg-Hansen, disse que muitas pessoas estavam céticas em relação ao parque eólico.

“Nos últimos dois anos, não foi seguro viajar na montanha. Embora a instalação esteja agora sendo equipada para o futuro e a área circundante esteja segura, a reputação está prejudicada”, disse ele.

Sair da versão mobile