Saiba como pesquisar o carro com melhor benefício para a sua família

Para sanar essas e outras dúvidas, vamos explicar para você como encontrar o melhor custo benefício na hora de comprar o seu carro e deixar a família inteira satisfeita.
Para sanar essas e outras dúvidas, vamos explicar para você como encontrar o melhor custo benefício na hora de comprar o seu carro e deixar a família inteira satisfeita.

Diferentes fatores precisam ser considerados para se fazer uma boa compra

Ter um carro próprio é sinônimo de mais conforto e comodidade, ainda mais quando se está acompanhado das pessoas que você mais ama. Só que existem diversos aspectos que devem ser considerados na hora de adquirir um automóvel.

As necessidades (como o espaço para a cadeirinha do seu filho) e as possibilidades financeiras (o quanto você pode pagar mensalmente) são fundamentais na hora da compra, além, é claro, dos valores médios de carro estabelecidos pela Tabela Fipe.

Para sanar essas e outras dúvidas, vamos explicar para você como pesquisar o carro com melhor benefício para a sua família inteira satisfeita.

Fatores importantes na hora da escolha

Quem acredita que comprar um carro depende, simplesmente, da marca e do modelo escolhido está muito enganado. Sendo um item de alto valor aquisitivo, é preciso levar em consideração vários aspectos na hora de adquirir seu automóvel, a começar pelo tamanho da família.

Por exemplo, quem é solteiro terá menos necessidade de espaço do que uma pessoa que tem companheiro(a) e filhos. A depender do número de filhos (1, 2 ou mais), o espaço interno também deverá ser maior para carregar todo mundo com o mínimo de conforto.

Em se tratando de família, há ainda dois aspectos que podem impactar a escolha do veículo: o bagageiro e o tipo de relevo local. Quem faz muitas viagens e tem uma família grande precisa de um bagageiro maior. No caso do relevo, lugares com muitos morros exigem uma potência maior por parte do motor.

Dá para perceber que essas variáveis que, num primeiro momento, parecem irrelevantes, fazem toda a diferença na escolha do modelo do seu automóvel. Além delas, teremos também os fatores que envolvem o chamado custo-benefício.

Também interessante:

Como calcular o custo-benefício?

O custo benefício nada mais é do que um cálculo que mostra as vantagens que você terá com o produto ou serviço adquirido frente ao seu preço de compra. Para se ter um bom custo-benefício, essas vantagens devem ser superiores a esse preço.

No caso de um carro, existem vários aspectos que podem influenciar positiva ou negativamente esse custo-benefício.

Preço de compra

Pagar à vista nos livra de juros e até diminui os valores, mas nem todo mundo tem dinheiro suficiente, especialmente para uma compra tão elevada como a de um carro. Se você optar pelo parcelamento, o preço final será alterado devido às taxas de juros. O mesmo vale para quem deseja fazer um financiamento.

Manutenção

De tempos em tempos, o carro precisa de revisão. Exceto quando se trata de uma manutenção programada, será preciso gastar com manutenção e troca de peças, quando for necessário.

Documentação e impostos

Emplacamento do carro, taxa de transferência, licenciamento e o famoso IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores) são gastos necessários quando se adquire um carro. No caso do IPVA, o pagamento é anual.

Seguro

Não é algo que ninguém deseje, mas todos estamos sujeitos a acidentes de trânsito e, pior, roubos de carro. Para esse tipo de situação, o seguro auto é imprescindível, pois cobre total ou parcialmente esses custos que podem surgir de repente. Ainda assim, é um gasto a mais.

Combustível

O valor do combustível também é algo que pesa muito no bolso de quem tem um carro, principalmente se for gasolina ou diesel. A opção por carro tipo flex (que usa gasolina e álcool) é vantajosa nesse sentido, pois o etanol, geralmente, tem um custo menor.

Desvalorização

De modo geral, assim que sai da revendedora ou concessionária, o carro perde 10% do seu valor. No momento da revenda, a desvalorização pode ser maior ou menor conforme o modelo, a cor e a quilometragem do carro. Os valores médios podem ser conferidos na Tabela Fipe.

Tendo em vista todos esses critérios, fica mais fácil acertar na compra de um veículo para a sua família. Lembrando que, para quem deseja economizar ainda mais, a opção por semi-novos e usados é bastante interessante.