Conforto no verão: saiba como escolher o melhor ar-condicionado

como escolher o melhor ar-condicionado

Veja os principais modelos e o que levar em consideração na hora de escolher o seu

Aguentar o calor do verão dentro de casa pode acabar com o bem-estar e a qualidade de vida, principalmente na hora de dormir e relaxar. Por isso, o ar condicionado se torna o melhor amigo nesses momentos e é um investimento para dias muito mais confortáveis. 

Para ter o melhor custo-benefício em eletrônicos e também economia na conta de luz, é preciso saber escolher o melhor modelo para a sua necessidade e da sua casa. Uma das opções mais utilizadas é o ar condicionado split inverter, mas também existem outras. Acompanhe para entender!

Tipos de ar-condicionado

Existem diferentes opções de ar-condicionado e a escolha do modelo depende muito do local em que ele vai ser instalado. 

Por exemplo, se você mora em prédios mais antigos, pode existir a base para o ar condicionado da janela. Alguns prédios nem ao menos permitem a instalação de um aparelho tradicional e, nesse caso, a melhor opção é o portátil. 

Conheça as opções para entender qual tipo mais se adequa à sua casa. 

Ar-condicionado Split

Um dos modelos mais comuns hoje em dia é aquele mais fino, que fica rente ao teto e a máquina do lado de fora. É um dos modelos mais econômicos e fáceis de encontrar, além de ter um ótimo custo-benefício. Também existem versões tanto com temperatura fria quanto para os dias de inverno. 

Pode ser instalado em casas, normalmente, e em apartamentos, desde que tenha a saída predefinida para a máquina, ou seja permitida a instalação da máquina na varanda. Se não houver isso, é preciso optar por outro modelo. 

Ar-condicionado janela

É aquele modelo quadrado, considerado mais antigo, porém ainda é vendido e é tão econômico quanto o Split. Muitos apartamentos contam com o “molde” da saída de ar-condicionado desse tipo e, nesse caso, essa é a única opção que pode ser utilizada.

Dessa maneira, esse é o modelo escolhido principalmente nesses casos, mas também pode ser uma opção para quem mora em casa e quer economizar. Mesmo assim, vale a pena conferir o custo-benefício das outras opções. 

Ar-condicionado portátil 

É aquele que não exige instalação e pode ser colocado em qualquer ambiente da casa ou do apartamento a qualquer momento, por ser portátil. Nesse caso, usa-se um condutor de ar na janela, que capta o ar de fora, resfria, e coloca no ambiente. 

Essa é a opção ideal para quem mora em apartamentos que não permitem o uso de ar condicionado, bastante comum em prédios mais antigos, por exemplo. Também é uma opção para quem deseja refrescar diferentes pontos da casa dependendo de onde estiver. 

Ar-condicionado central

Esse tipo de ar condicionado precisa ser escolhido desde a construção da casa ou do prédio, pois exige toda uma instalação anterior e bastante sofisticada. É bastante utilizado em áreas comerciais, mas muitas pessoas que gostam de ambientes sempre climatizados começaram a colocar em suas casas.

O controle de temperatura é feito para a casa toda. A instalação é mais cara e é indicada para casas ou apartamentos maiores, em que os ambientes têm metragem maior também.

Escolhendo quantidade de BTUs

Os BTUs são a medida de potência dos ares-condicionados. Ou seja, é preciso escolher o aparelho com a potência ideal, de acordo com o ambiente que deseja refrigerar. Esse cálculo é feito a partir da área do cômodo. 

De acordo com o INMETRO, as indicações para escolha são:

  • – Metragem até 10m²: a incidência de sol da manhã, à tarde ou o dia todo é de até 7.500 BTUs/h.
  • – Metragem até 15m²: a incidência de sol da manhã, à tarde ou o dia todo é de até 10.000 BTUs/h.
  • – Metragem até 20m²: a incidência de sol da manhã, à tarde ou o dia todo é de até 12.000 BTUs/h.
  • – Metragem até 25m²: a incidência de sol da manhã é de 12.000 BTUs/h, e à tarde ou o dia todo é de até 15.000 BTUs/h.
  • – Metragem até 30m²: a incidência de sol da manhã é de 15.000 BTUs/h, e à tarde ou o dia todo é de até 18.000 BTUs/h.
  • – Metragem até 40m²: a incidência de sol da manhã é de 18.000 BTUs/h, e à tarde ou o dia todo é de até 21.000 BTUs/h.
  • – Metragem até 50m²: a incidência de sol da manhã é de 21.000 BTUs/h, e à tarde ou o dia todo é de até 30.000 BTUs/h.